domingo, 9 de agosto de 2009

VINHOS SEM ALCOOL OU SUCOS DE UVAS???


VINHOS SEM ALCOOL OU SUCO DE UVA?



Vocês conhecem essa novidade?
Sim...Vinho sem alcool!. Autalmente no Brasil so existe um empresa que fabrica esse tipo de Bebida.
Assim como a Cerveja temos também a possibilidade do vinho sem alcool para espantar o bafometro.Quem pensa que vinho sem álcool e suco de uva são a mesma coisa, engana-se. O suco de uva é feito, geralmente, pelo cozimento da uva com açúcar e adicionado água. O vinho sem álcool é feito pela fermentação natural da uva (sem adição de água) e depois, desalcoolizado. Portanto são processos diferentes e com propriedades e benefícios diferentes.



A Sobrietà Bebidas Especiais comercializa há seis anos vinhos sem álcool produzidos na Serra Gaúcha. Desde o início da vigência dessa lei suas vendas deram um salto na ordem de 70%. Os vinhos são produzidos pela La Dorni feitos pela fermentação natural da uva, portanto com álcool como qualquer outro. Depois de finalizada a fermentação, o vinho passa por um processo de desalcoolização em Bandeirantes, no Paraná, onde é engarrafado. Durante esse processo não sofre nenhum processo químico, somente físico. Seus vinhos mantêm todas as características de um vinho normal: aroma e propriedades medicinais.
Claro que o paladar muda....Afinal de contas nao existe alcool.Nos vinhos suaves sobressai um gosto licoroso e os secos ficam com o paladar mais rascantes. Os produtores não contam, de jeito nenhum, o segredo desse processo que não deve ser simples, pois existem muito poucos vinhos sem álcool no mundo. Mas para os curiosos, informam apenas que não é um simples aquecimento para fazer o álcool evaporar.
Esse processo não é barato e leva a uma grande perda de volume inicial da bebida. Por exemplo, para se obter 1 litro de vinho tinto suave sem álcool são necessários 2,4 litros do vinho pronto, pois no momento da desalcoolização, além do álcool, perde água e outros componentes. Os flavonóides, no entanto, são encontrados numa proporção até 65% maior que nos vinhos com álcool. Para se fazer 1 litro do vinho tinto seco sem álcool precisamos de 3,5 litros do vinho tinto seco.
Os vinhos sem álcool não apresentam restrição de consumo. Destina-se a pessoas apegadas a tradições religiosas e a apreciadores que não podem mais consumir bebida alcoólica por portar algum tipo de doenças como diabéticos, doentes hepáticos, hipertensos, cardíacos, alérgicos a álcool e todas as pessoas que tomam medicamentos. Mas, mesmo pessoas que gostam de vinhos e não desejam efeitos colaterais que algumas doses de álcool podem trazer, como pessoas da terceira idade, teens e alguns naturalistas, podem apreciar os vinhos sem álcool sem restrições.
Portugal tambem lançou sem vinho sem alcool. A Jose Maria da Fonseca ( JMF) tem o "Lancers Rose Free", este é o primeiro vinho sem álcool a ser produzido e comercializado em Portugal.
E VIVA A TECNOLIGIA!.


DENISE SILVA SAVARIS 09/08/2009

6 comentários:

  1. Celso Carlucci de Campos17 de dezembro de 2009 às 23:50

    Provei o La Dorni tinto, seco, que comprei num supermercado em Porto Alegre, estimulado pelos elogios do vendedor. Não fui além da prova. É MUITO RUIM!
    Nem de longe lembra o gosto de vinho. É outra bebida, e com sabor muito desagradável.
    Vou provar o suave, para tirar a cisma.

    ResponderExcluir
  2. Eu já provei o tinto suave e adorei!

    ResponderExcluir
  3. Tem os benefícios das bebidas fermentadas. Adorei!

    ResponderExcluir