quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

BEBER VINHOS NO VERÃO? É CERTO?

Tomar ou não vinho no verão?


Claro que pode!!
O vinho se tornou um habito e até um modo de vida para muitos e só por que chegou uma nova estação não podemos viver durante o verão.
A Alguns anos atrás tomar vinho no verão seria uma grande heresia.Degustar um vinho no calor então seria sinonimo de gafe certa.
Mas essa teoria já não faz mais parte da rotina do brasileiro.
Tudo isso é uma questão de racionalizar os preconceitos e e ter equilíbrio.
O novo enofilo passou o inverno todo se informando, estudando, degustando e formando sua primeira adega com alguns rótulos que lhes dão prazer.Ai chega o verão e ele se pergunta! Será que posso levar algumas garrafas para praia?
O que temos que lembrar é que álcool ( etanol presente no vinho) é vaso dilatador e com isso o corpo se aquece mais rapidamente.Por esse motivo o tinto que tem um concetraçao de álcool as vezes maior e não é Tao favorável dependendo do momento e da hora.
Sabemos que a maioria tem um apreço maior pelo vinho tinto encorpado, mas tomar um vinho desse tipo na praia , no almoço ,num final de sena ma e em pleno meio dia, realmente é querer acabar com qualquer programa de final de tarde.
A sensação após o termino da grande degustação será o de ter andado com um casaco de pele em uma rua qualquer do pais em pleno meio dia!
Seria uma experiência desagradável!!!
Pois bem! então essa é a melhor época para podermos explorar essa bebida do Deus Baco.
É a melhor hora para conhecermos os outros segmentos dessa bebida milenar.
E a vez de tomarmos conhecimentos dos vinhos Brancos, Rose e dos Espumantes.E temos opções maravilhosas!
Mas o que escolher?
O que temos que pensar é que no momento de harmonizar comidas leves de verão como saladas, peixes, crustáceos, legumes, carpaccios,queijos entre outros nada melhor que os vinhos com aromas leves, frutados e acidez leve que combinam muito bem com esse cardápio da estação mais quente do ano e os Brancos, Rose e Espumantes fazem parte dessa harmonização.
A temperatura média dos brancos, verdes, rosés, e espumantes mais simples e sem barrica, é em torno de 7°C a 8°C, E, se você tiver mesmo vontade de tomar um tinto, reduza a sua temperatura até os 14°C. Lembre-se sempre de que não se esfria o vinho como a cerveja, e que ele pode perder toda a sua riqueza à baixa temperatura de serviço. Mantenha seu vinho na geladeira cerca de 12 horas antes de servir. O frio ajuda a tirar o estreasse do vinho, causado pelas vibrações da viagem. No balde, sempre a mistura de água com gelo em proporções iguais na saída da geladeira durante 15 minutos.

Pronto para descer ao litoral? Se possível transporte o vinho dentro do carro em companhia do ar-condicionado. As malas em pleno sol são iguais às panelas de pressão.
E não esqueçam, hoje o chique do chique é saborear uma taça de espumante com os pés dentro d' água. A sensação é divina!

Saúde e boas ferias!!!

Denise S.Savaris.