Vamos acabar com o conceito que só sabe apreciar um bom vinho quem tem conhecimento sobre as tecnicas de uma degustaçao profissional?.Quem nao se roeu com medo de dar uma SUPER,HIPER,BLIG,Master GAFE? Primeiro:ninguem nasce sabendo,segundo: vc tem a arma mais poderosa que qualquer profissional da area tem.SEU PALADAR!.Sou uma pessoa que se apaixonou pelo assunto e vou procurar com vcs aprender e entender cada vez mais sobre a Maravilhosa historia dessa materia milenar.SEJAM BEM VINDOSSSS!!!!
sábado, 20 de março de 2010
Comportamento em Eventos com vinhos
Com aproximação da Expovinis resolvi depois de muito tempo sem escrever tocar num assunto um pouco chato e obvio, mas acredito ser interessante.
O “COMPORTAMENTO DAS PESSOAS NUM EVENTO DE DEGUSTAÇAO”
O assunto é tão importante que percebemos que em todos os níveis se faz necessário o apoio de profissionais especializados. Por exemplo, no governo existe uma pessoa especialista só para organizar os protocolos, como quem vai falar no púbito à ordem que vai ser apresentada às pessoas, à ordem em que devem se assentar à mesa e por aí vai.
Claro que isso não é uma regra para todos, mas infelizmente algumas pessoas extrapolam nesses tipos de eventos.
Já tive oportunidade de ver e ler muitas coisas sobre o comportamento de algumas pessoas que literalmente em vez de degustar se embriagam achando que pelo fato de estar numa feira onde se pode beber de “graça” aproveita pra encher a cara e o vexame é inevitável.
Portanto peço desculpa a todos que possam ler este post, mas a verdade é uma só. Mesmo não sendo nenhuma bacharela em etiquetas aqui vai algumas dicas para que não se sintam vexados por não saber como se comportar.
Em primeiro lugar a palavra degustação tem o significado: Ato de degustar, Quando você está com sede, bebe água. Quando procura “prazer”, bebe vinho. Porém, não se deve apenas beber vinho e, sim, degustá - lo.
Segundo o mestre Emile Peynaud, a degustação, também chamada de exame organoléptico ou prova sensorial, “é a apreciação pela vista, do gosto e do cheiro das qualidades de um vinho. Degustar ou provar é submeter aos nossos sentidos um vinho para assim conhecê - lo, determinar - lhe as características organolépticas e, finalmente, apreciá - lo”.
Freqüentar degustações e salões de vinhos é mesmo para se provar todos os vinhos, mas, não tenha pena de jogar o resto da sua taça fora. Salão não é boca livre de vinhos para embebedar-se e quem está ali trabalhando em pé há horas não merece ficar aturando bêbado chato pedindo mais uma dose...
Portanto, conheça todos os vinhos e aproveite para conseguir o maior numero de informações possíveis e saia como entrou... Alegre , feliz e satisfeito!!!
SAÚDE!!
Denise S.Savaris.
Assinar:
Postagens (Atom)