Olá!
Depois de muito tempo sem escrever, tentarei colocar em dia meu Blog.
E pra começar, nada como a boa noticia sobre o Premio muito merecido,
conquistado pele Adega Cooperativa de Favaios em Julho de 2012.
Na região do Douro, onde o vinho do Porto reina absoluto, a Adega Cooperativa de Favaios produz um moscatel que vem conquistando cada vez mais consumidores internacionais.
Prova disso é o reconhecimento do Moscatel 1980 da Adega de Favaios que foi declarado o 3.º melhor do mundo. É o único português no top 10 do concurso mundial de moscatéis de Montepellier.
Esta é a segunda vez consecutiva que um moscatel da Adega de Favaios entra no top 10 mundial. Para além da posição de destaque no Top 3, o Moscatel do Douro Doc 1980 foi ainda galardoado com uma medalha de ouro. O Moscatel 10 Anos, presença assídua nas competições internacionais, levou para a Adega de Favaios a quarta medalha de ouro consecutiva.
O Moscatel 1980 da Favaios , casta "100% Moscatel Galego", é apresentado como denotando "na cor âmbar dourada muito apelativa o seu envelhecimento de mais de 30 anos". Possui um aroma "muito intenso", com "notas de torrefacção", onde se destacam "os aromas a mel, passas e figos secos". "Doce", sim, mas, sublinham "sem exageros". É "encorpado e bastante harmonioso com aromas de boca a lembrar café, cacau e mel". Tem um teor alcoólico de 16,7% e foram produzidos 14.500 litros.
O painel de provas do Muscats du Monde é composto por 55 juízes. Em 2012 apenas 33% dos vinhos foram distinguidos com medalhas, num concurso conhecido por focar-se somente nos melhores Moscatéis do mundo para prova. Na edição de 2012 o mundo rendeu-se a um produto português e 100% genuíno.
No ano em que comemora os 60 anos a Adega de Favaios recebeu recentemente o reconhecimento público através do estatuto de PME Líder 2012 e vê agora de novo comprovada a elevada reputação da marca e da casta Moscatel, tanto em Portugal como nos mais variados países para onde exporta o típico sabor do Douro. A inovação não se perde nesta casa histórica criada no ano de 1952.
A vinicultura é a base da economia do Douro, principalmente com os vinhos V.Q.P.R.D. (Vinhos de Qualidade Produzidos em Região Demarcada). Ali nascem os Portos e Douros mundialmente afamados.
Favaios, a sub-região do Douro, que produz o Moscatel de Favaios, que em embalagem individual é conhecido como Favaitos. É elaborado no concelho (município) de Alijó, o Favaito é um vinho licoroso com características de aperitivo, feito com 100 por cento de casta de uva Moscatel Galego, de aroma fino, com notas de lima e amêndoa. Além deste mundialmente famoso vinho, a Adega Cooperativa de Favaios, produz Vinho do Porto, Vinho Espumante, Vinhos DOC Douro, e Regional Duriense.
Vale a Pena conferir.
E toda linha da Favaios ja esta sendo comercializada no Brasil!
Vamos acabar com o conceito que só sabe apreciar um bom vinho quem tem conhecimento sobre as tecnicas de uma degustaçao profissional?.Quem nao se roeu com medo de dar uma SUPER,HIPER,BLIG,Master GAFE? Primeiro:ninguem nasce sabendo,segundo: vc tem a arma mais poderosa que qualquer profissional da area tem.SEU PALADAR!.Sou uma pessoa que se apaixonou pelo assunto e vou procurar com vcs aprender e entender cada vez mais sobre a Maravilhosa historia dessa materia milenar.SEJAM BEM VINDOSSSS!!!!