Ola!!
vou postar algumas materias que achei muito interessante e muito bem explicada com uma liguagem facil de se entender.
Essas materias foram tiradas do BLOG.http://www.enochatos.com.br e vale a pena dar uma passadinha lá..tem coisas interresantissimas para nos os principiantes dos vinhos.
Maos a obra!!!
Como tomar Vinho em um Restaurante
Embora todos os meus artigos tenham abordado diversos temas ligados ao Vinho, surge uma questão que acredito deve afetar a todos : Como tomo Vinho, como peço Vinho, como me comporto tomando Vinho em um restaurante.
Por mais que sejamos adultos e possamos fazer o que quisermos, surgem momentos que temos que ter um mínimo de segurança e entender o básico sobre como tomar um vinho em um restaurante ficar inseguro.
Pode ser um almoço ou jantar de negócios, ou você pode estar levando um cliente importante, que gosta ou é conhecedor de Vinhos, pode ser usa namorada, ou pior o Pai dela, ou você quer impressionar sua esposa no seu aniversário, ou no aniversário de casamento. Não importa, você tem que estar seguro e saber o que vai acontecer.
Já ví muita gente ficar olhando para a rolha que o garçom deixa ao lado do seu prato sem saber o que é para fazer. Quanto mais fino o Restaurante, quanto mais “chick” o jantar, pior fica.
Vamos lá as dicas e ao ritual.
Antes de ir ao restaurante, você deve ter uma noção do que vai encontrar na carta de Vinhos. A menos que não seja você que vai pedir o Vinho , porque é o convidado para o Jantar. Se você convidou, então é provável que tenha que escolher.
A pior coisa que pode acontecer é chegar em um Restaurante e não ter idéia dos nomes dos Vinhos que estão na carta de Vinhos. Aí começa o problema. Lembre-se você não é um sommelier e portanto tem grande chance de não conhecer sequer um Vinho da carta.
Se você está habituado a ir a esse restaurante talvez já tenha idéia da carta, mas se nunca foi, e o negócio é importante, faça o seguinte :
Primeiro pense em quanto quer gastar. Restaurante tem Vinhos em geral 50% a 100% a mais que o preço da adega.
Pense em que tipo de Vinho seus convidados gostam.
Ligue para o Restaurante que você vai e peça para falar com o Sommerlier, o Maitre, ou alguém que possa lhe dizer que Vinhos o restaurante serve.
Seja honesto e diga o quanto não conhece sobre Vinhos e que não gostaria de ficar perdido na carta de Vinhos. Llembre-se você é o cliente e o Restaurante tem obrigação em lhe ajudar.
Diga o quanto quer pagar por garrafa.
Anote uns dois tintos e uns dois brancos que você definiu com o Restaurante.
Decore os nome na seguinte ordem ( País de Origem - Nome do Vinho - Safra ).
Lembre-se as cartas são organizadas por País, se ficar muito complicado escolha os Vinhos de um só País.
Você chegou no Restaurante, sentou, esperou os convidados, e finalmente chegou o Maitre ou Garçon para perguntar o que vocês vão tomar. Peça a carta de Vinhos, se ele ainda não trouxe, e siga estas dicas :
Olhe a carta buscando identificar os Vinhos já pré escolhidos.
Leia um pouco mais para se familiarizar com outros vinhos que você possa identificar, para um outra ocasião.
Converse sobre o prato que vocês vão escolher, se for carne ou massa, vamos no tinto, se for peixe ou frutos do mar, vamos no Branco.
Escolha o Vinho, chame o Maitre ao seu lado e aponte o Vinho que quer na carta ao mesmo tempo que fala o nome ( isso evita o constrangimento de você falar errado o nome e o Maitre ter que perguntar ).
Peça também água, com gás ou sem gás, de acordo com o que cada um preferir.
Lembre-se uma garrafa por vez, a menos que sejam mais que 6 pessoas na mesa.
Dê a carta ao Maitre.
Ótimo, estamos indo bem.
Chegou o Vinho. Agora vem o Maitre trazendo o Vinho. veja o ritual :
O Maitre vira com a garrafa ao seu lado.
Ele irá lhe mostrar a garrafa para que você veja o rótulo e confira se é o Vinho que pediu.
Faça isso, confira o rótulo rapidamente e faça um sim com a cabeça.
Ele irá abrir a garrafa e colocar a rolha ao seu lado.
Pegue a rolha com o lado que estava dentro da garrafa para você e cheire esta ponta.
Isso server para que você saiba se está tudo bem com o Vinho. Cheiro de mofo ou vinagre é mal sinal.
Se estiver tudo bem, faça sim com a Cabeça.
O Maitre irá colocar um pequena quantidade de Vinho no seu copo.
É para que você prove e diga se esta tudo bem com o Vinho ( Não se você gostou do Vinho, mas se ele não está estragado ).
Ponha o nariz dentro da taça inclinada e cheire, em seguida tome um pouco ( metade ou menos do que ele colocou ).
Preste atenção nos aromas e no paladar. Mofo e Vinagre são ruins, o resto é bom.
Se está tudo bem faça um sim com a cabeça.
Depois que você fizer sim com a cabeça ele irá servir os outros.
Se achar que há algo errado, chame o maitre e diga : Estou na dúvida se o Vinho não está um pouco passado, você poderia provar e me confirmar.
Se realmente tiver problema o Maitre irá trazer outra garrafa. Se estiver tudo bem ele será educado e dirá polidamente que o Vinho esta adequado.
Pronto, você está salvo.
Apenas uma última dica : Não beba demais. Beba somente o que esta habituada, se você é o anfitrião tem que ser a pessoa mais sobria da mesa.
Vamos acabar com o conceito que só sabe apreciar um bom vinho quem tem conhecimento sobre as tecnicas de uma degustaçao profissional?.Quem nao se roeu com medo de dar uma SUPER,HIPER,BLIG,Master GAFE? Primeiro:ninguem nasce sabendo,segundo: vc tem a arma mais poderosa que qualquer profissional da area tem.SEU PALADAR!.Sou uma pessoa que se apaixonou pelo assunto e vou procurar com vcs aprender e entender cada vez mais sobre a Maravilhosa historia dessa materia milenar.SEJAM BEM VINDOSSSS!!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
útil. obrigado.
ResponderExcluirmuito bom obg
ResponderExcluir