Olá,
Como na maioria da vezes escrevo para os que estão aprendendo ou nada sabem a respeito de vinhos , hoje resolvi falar sobre o por que GIRAMOS E CHEIRAMOS nossas taças de vinhos quando estamos degustando.
Vamos ao exame olfativo....vai ser muito bom entender e deixar de lado o estigma de que isso não passa de amostragem ( ou seja) " Frescura".
EXAME OLFATIVO
Químico de forma cada vez mais rica e surpreendente.
A principal característica dos grandes vinhos, que os diferenciam dos vinhos mais A manifestação sensorial mais encantadora do vinho são seus aromas. Encerrado na garrafa por meses, anos, décadas, o vinho se desenvolve, evolui, como um ser vivo desenvolve seu metabolismo simples, é sua capacidade de evoluir e desenvolver esse maravilhoso conjunto de aromas que encanta nossa mais rica percepção, o olfacto.
O sentido do olfacto é percebido na cavidade nasal, numa pequena área da mucosa, de poucos milímetros de extensão, onde se localizam as células nervosas responsáveis pela captação dos estímulos do olfacto.
O exame é realizado colocando-se o nariz junto à boca do copo e cheirando vigorosamente, de preferência alternando-se as narinas direita e esquerda.
Quando se gira o copo conseguimos liberar mais os aromas e podemos através do olfato
perceber os diferentes e infinitos cheiros que as uvas e o processo de vinificação nos oferece para podermos degustar um bom vinho.
Num Post abaixo tem uma matéria sobre Aromas que o meu amigo e enólogo Fernando Soares descreveu com uma grande sutileza e simplicidade.
O próximo post vai ser sobre o paladar...aguardem!!!
fonte: Fernando Soares - Enologo - HERDADE DO CARVALHAL.
Denise S.Savaris 24/07/2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário