segunda-feira, 14 de setembro de 2009

O prazer de compartilhar: amigos e vinhos


Transforme sua casa num ponto de encontro entre seus amigos e os vinhos. Vire especialista nessa bebida antiqüíssima, que alegra o coração.

Antigo, mas atual
Quer saber tudo sobre os diferentes vinhos e a melhor forma de servi-los? Seus amigos já estão aprendendo e conversam sobre os diferentes tipos de uvas e como bebê-los? O vinho ganhou inúmeros adeptos nos últimos anos, embora seja um antigo companheiro da humanidade. Noé plantou uma videira e embebedou-se com seu vinho, segundo conta a Bíblia no Gênesis. Os gregos bebiam vinho em abundância, e os romanos levaram suas vinhas para todas as regiões que conquistaram. Mais tarde, a Igreja foi a encarregada de custear o cultivo e a fabricação do vinho, usado na Santa Missa. Viu como o vinho já ajudou a incrementar muitas ocasiões graças ao seu sabor?

Agora é a sua vez
Talvez seja você a pessoa que mais entenda de vinhos em seu círculo de amigos. Convidá-los para conhecer diferentes vinhos em sua casa é um ótimo programa, e todos vão adorar. Você pode organizar as ocasiões de acordo com as diferentes maneiras que existem para classificar um produto tão variado. Por exemplo, pelo modo de "vinificação", ou seja, o processo pelo qual a uva se transforma nessa refinada bebida. Existem os vinhos elaborados sem aditivos durante a fermentação, que podem ser brancos, tintos ou rosados. Os "fortificados" têm maior graduação alcoólica, aumentada durante a vinificação. Por último, os espumantes, como o champanhe, que recebem processo duplo de fermentação, o que lhes confere esse borbulhar tão delicioso. Já são três temas para organizar três reuniões bem diferentes!

Olhos, nariz, paladar
Outra maneira de classificar os vinhos é pelo local de procedência, mas a forma mais clássica é pela cor. Com seus diferentes tons de vermelho, os tintos são facilmente discerníveis dos brancos, de tonalidade âmbar mais ou menos intensa. Por último, os rosados ou "rosé" completam a "paleta" desta artista da cor que é a indústria de vinhos. Mas o que realmente importa é poder desfrutá-los com todos os sentidos. Seus convidados poderão observar as diferentes tonalidades e transparências, se os vinhos forem servidos em belas taças ou cálices. Poderão apreciar seus diferentes aromas ao entrar em contato com os vapores antes de provar a bebida. E depois, completarão a degustação, ao perceber os sabores amadeirados, frutados, e outros mais... tudo o que os vinhos despertarem no paladar de quem souber apreciá-los.
fonte:http://www.discoverybrasil.com/homeandhealth

Nenhum comentário:

Postar um comentário