Vamos acabar com o conceito que só sabe apreciar um bom vinho quem tem conhecimento sobre as tecnicas de uma degustaçao profissional?.Quem nao se roeu com medo de dar uma SUPER,HIPER,BLIG,Master GAFE? Primeiro:ninguem nasce sabendo,segundo: vc tem a arma mais poderosa que qualquer profissional da area tem.SEU PALADAR!.Sou uma pessoa que se apaixonou pelo assunto e vou procurar com vcs aprender e entender cada vez mais sobre a Maravilhosa historia dessa materia milenar.SEJAM BEM VINDOSSSS!!!!
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
Herdade do Carvalhal - Lysias
O Alentejo denota grande aptidão na produção de vinhos de marcada qualidade e tipicidade. Povoa-se de vastos vinhedos por extensas planícies sob o sol escaldante que ilumina e amadurece as uvas que qualificam os vinhos do Alentejo. Esta região encerra em si uma grande riqueza histórica e arquitectónica. Tem uma população franca e hospitaleira que soube manter tudo o que de bom herdou dos seus antepassados. A gastronomia alentejana é de grande diversidade, de sabores fortes e sensuais. Os vinhos do Alentejo caracterizam-se por serem de aromas frutados, intensos, originais e equilibrados. Entre as demais, são duas as castas que os marcam e os distinguem; Trincadeira denotando frescura e grau alcoólico adequado; Aragonês de cor tinta carregada conferindo corpo aos vinhos.
Em 1999, foi fundada a empresa unipessoal com o nome do proprietário e enólogo, Fernando Soares, com a aquisição da Herdade do Carvalhal, situada em Urra, Concelho de Portalegre com uma área total de 52 hectares.
Tem início a preparação do terreno com o apoio técnico de empresas especializadas no sector de construção. Inicia-se a plantação de vinha numa primeira fase.
A região vitivinícola de Portalegre, onde se encontra a Herdade do Carvalhal, localiza-se no Alto Alentejo e as suas referências históricas sobre a vinha e o vinho remontam aos princípios da nacionalidade. Sob o ponto de vista climático e orográfico esta região é bem diferenciada das restantes zonas vitivinícolas do Alentejo; a Serra de São Mamede associada à cobertura agro-florestal confere-lhe um microclima específico e muito favorável à cultura da vinha. A denominação Portalegre aplica-se a vinhos tintos e brancos provenientes de vinhas instaladas em solos dominantemente de origem granítica e em algumas manchas de xistos e quartzitos. São, no entanto, os vinhos tintos que predominam nesta região. Obtidos a partir da vinificação das castas Aragonês, Grand Noir, Periquita e Trincadeira às quais se associam em menor proporção as castas Alicante Bouschet e Moreto. Os vinhos brancos são obtidos a partir das castas Arinto Galego, Roupeiro (casta que localmente se denomina "Alva"), Assario, Manteúdo e Fernão Pires
Três anos depois, a Herdade do Carvalhal lança a marca LYSIAS a partir das castas Trincadeira e Aragonês exclusivamente de uvas da Herdade do Carvalhal.
O vinho é vinificado em adega em regime de subcontratação sob controlo rigoroso do enólogo e da responsável pela Segurança Alimentar. É garantido o controlo dos perigos associados à segurança alimentar através da abordagem dos princípios do Sistema Haccp.
A data de vindima é determinada através do estudo de maturação e registo da acidez, grau alcoólico provável e da prova organoléptica do bago da uva, de forma a obter o ponto óptimo de aroma de cada casta.
Um controlo de qualidade é garantido em todas as etapas de produção desde o acompanhamento da maturação das uvas que vão ser usadas na elaboração dos nossos vinhos, na vindima, na vinificação até às fases de engarrafamento e expedição do produto final.
Especial atenção é dada ao esclarecimento rigoroso dos nossos clientes sobre as características dos nossos produtos e os cuidados no seu consumo.
A Herdade do Carvalhal aposta na detenção do controlo dos processos de plantação, vinificação e distribuição dos seus vinhos. Apostando no canal HORECA e no mercado externo, a Herdade do Carvalhal pretende consolidar a sua posição no mercado com vinhos exclusivamente da sua produção, de elevada qualidade e um rigoroso controlo de forma a ir de encontro às expectativas dos seus clientes.
Após um estudo das castas do Alentejo através de micro vinificações e comparações das mesmas castas entre regiões diferentes, verificou-se que as castas que melhores resultados mostraram foram o Aragonês, Trincadeira e o Alicante Bouschet.
A Herdade do Carvalhal tem uma área total de 52 hectares. Actualmente as castas tintas predominam em 100% da área plantada. Encontram-se plantados 42 hectares, dos quais 22ha com a casta Trincadeira, 15ha com a casta Aragonês e 5ha com a casta Alicante Bouschet. A restante área é ainda ocupada pela barragem de apoio ao sistema de rega e por zonas de pastagem.
O vinho Lysias é um vinho regional Alentejano, produzido unicamente com uvas da Herdade do Carvalhal.
O Lysias é produzido com uma rigorosa selecção de uvas das castas Trincadeira e Aragonês. Na vinha fazemos um rigoroso controlo, reduzindo a quantidade de produção de modo a obter uvas da mais alta qualidade. Da utilização da mais moderna tecnologia na adega e o cuidado controlo do enólogo, surgiu um vinho de côr granada intenso, aromas de menta e bagas silvestres com ligeiro toque de madeira, num conjunto complexo, boca estruturada com taninos vigorosos e densos, mas bem equilibrados, final de grande longevidade e persistência, o LYSIAS.
Em 2008, é constituída uma sociedade cuja denominação é Herdade do Carvalhal – Sociedade Vitivinícola de Portalegre, Unip., Lda cuja sede mantém-se em Portalegre mas com extensão de um armazém em Braga para apoia a rede de distribuição nacional a norte do país.
Herdade do Carvalhal
Nome do Produto: Lysias
Ano: 2006
Região: Alentejo
Castas: Aragonês e Trincadeira
Enólogo: Engº Fernando Soares
Vinificação e Envelhecimento
Das uvas previamente seleccionadas, são exclusivamente transportadas em
caixas de 20 kg, as quais são submetidas a um choque térmico numa câmara
frigorífica antes de serem desengaçadas.
A fermentação ocorre separadamente, por castas, a temperaturas controladas.
É envelhecido em cascos de carvalho por um período de 4 meses.
Posteriormente são engarrafados não sofrendo qualquer filtração de forma a
manter a qualidade do produto
Análises Físico-Químicas: Alc/Vol – 14 %
Acidez Total – 5.0 g/l
Acidez Volátil – 0.60 g/l
pH – 3.53
Extracto Seco – 27.4 g/l
Nota de Prova: Cor rubi intensa, aromas de amora madura e mirtilhos, boca de estrutura
média com taninos redondos e boa untuosidade no final de boca.
Armazenamento: As garrafas acondicionadas em caixas de cartão, devem ser armazenadas sem
abrir, em local limpo e arejado, e em condições normais de temperatura e
humidade.
postado por Denise S.Savaris 05/09/2009
Fonte: Herdade do carvalhal - Enólogo Fernando soares
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Boa dica Denise.. não conhecia ...!!
ResponderExcluirOi Denise... tudo bom??
ResponderExcluireu represento a Herdade do Carvalhal no Estado De São Paulo, esse vinho já está aqui para comercialização para Hotéis, restaurantes, Mercados, adegas e até para consumidor. a Safra é de 2007.
confirma no meu site: www.deusdovinho.com
caso queira conhecer melhor podemos marcar para te apresentar...!!
Obrigado
Lucas Bolívar
Diretor de vendas
Armazém Deus do Vinho
O Lysias está a venda para todo o Brasil pelo site:
ResponderExcluirhttp://www.vinhosacrarolha.com.br/produto/1706939/lysias-herdade-do-carvalhal-2007