terça-feira, 15 de junho de 2010

Resultados do concurso Nacional de Vinhos Engarrafados.

11-06-2010 12:58:07
Resultados do Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados
António Falcão
Está completa a 4ª edição do Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados (CNVE). Numa cerimónia realizada em Santarém, os prémios foram finalmente revelados, incluindo um inesperado vencedor do concurso.
Depois de avaliados os 705 vinhos de 247 produtores de todas as regiões do país, os resultados foram finalmente revelados. O tinto Quinta da Lapa Reserva 2008 conseguiu a proeza de ser o vinho mais pontuado e recebeu o correspondente prémio IVV (Instituto da Vinha e do Vinho). Este vinho é proveniente de uvas de Touriga Nacional, Syrah, Cabernet Sauvignon e Aragonês, da quinta com o mesmo nome localizada em Manique do Intendente (ao pé do Cartaxo). Com videiras de idade entre 10 e 15 anos, este DOC Tejo é produzido pela empresa Agrovia, propriedade de José Guilherme Costa, mais conhecido na área da construção civil e pela empresa Tecnovia (na foto, à direita, com o Secretário de Estado da Agricultura, Luís Vieira). Há cerca de 2 anos que a enologia está a cargo de Jaime Quendera, que é também responsável por um dos 11 prémios prestígio (da Casa Ermelinda Freitas).
Os 11 Prémio Prestígio foram retirados dos vinhos que conseguiram medalha de ouro (pontuação entre 89 e 100 pontos) e correspondem aos 11 ‘ouros’ mais pontuados. Pode verificar na lista anexa que, por regiões, os prestígios ficaram bem divididos mas existiram algumas surpresas. Destacamos o Terra Silvestre de 2008, um vinho de preço muito baixo, mas que mostra grande exuberância aromática e boa concentração.
Logo abaixo ficaram 50 vinhos com medalha de Ouro e 115 com medalha de Prata (pontuação entre 80 a 88 pontos). Como muitos vinhos, por exigências de regulamento (um máximo de 25% dos vinhos entrados), ficaram de fora das medalhas de prata – apesar de terem pontuação para tal - a organização decidiu atribuir diplomas de mérito a esses vinhos. Os resultados completos podem ser consultados aqui
Só por curiosidade, o Esporão foi o produtor que mais medalhas ganhou: seis, incluindo um Prestígio e cinco ‘pratas’. A seguir ficaram, com cinco medalhas cada, a Sogrape Vinhos (dois ouros e três pratas) e a Casa Ermelinda Freitas (1 prestígio e quatro pratas).
A entrega de prémios aconteceu no torreão do CNEMA, em jantar promovido pela organização e onde estiveram algumas centenas de pessoas, incluindo representantes de várias entidades ligadas ao vinho e à agricultura. Por lá passaram, por exemplo, o secretário de estado da Agricultura, Luís Vieira. Mário Louro, director da prova, disse que para o ano o nome do concurso irá perder a designação “engarrafados”.

PRÉMIO PRESTÍGIO
Tintos
Alentejo Herdade do Esporão Alicante Bouschet 2007 (Esporão)
Pen. de Setúbal Casa Ermelinda Freitas Aragonês 2008 (Casa Ermelinda Freitas)
Encostas de Aire (Lisboa) Quinta da Sapeira HB – Touriga Nacional Reserva 2008 (Inês Bernardino)
Lisboa Quinta de S. Francisco 2007 (Companhia Agrícola do Sanguinhal)
Douro Quinta do Couquinho Grande Reserva 2007 (Quinta do Couquinho)
Tejo Terra Silvestre 2008 (Agro-Batoréu)

Generosos (Porto e Moscatel
Dalva Porto Vintage 2007 (C. da Silva Vinhos)
Duorum Vintage 2007 (Duorum Vinhos)
Porto Messias 40 anos (Sociedade Agrícola e Com. Vinhos Messias)
Quinta do Estanho Porto 30 Anos (Quinta do Estanho)
Venâncio da Costa Lima Moscatel Setúbal Reserva (Venâncio da Costa Lima)

Entre os grandes Premiados com OURO esta o vinho TROVISCO.
Um grande vinho que ainda não esta a venda no Brasil, mas que foi provado e aprovado por um grande brasileiro e grande formador de opinião.

É um vinho de excelente qualidade, uma nova marca que está a ser lançada no mercado , proveniente da região de Trás-os-Montes e Alto Douro, mais precisamente do Planalto entre o Rio Douro e o seu afluente Rio Tua, que tomou o nome do tal arbusto que cresce entre as vinhas. Olhando em detalhe para a ficha técnica, ressaltam as castas utilizadas na sua produção e o estágio de quase 3 anos do vinho tinto. Olhando para a garrafa, ressalta o líquido, delicioso.



Posso afirmar que o trabalho feito nesse vinho pelo Engº Enólogo Francisco José Mesquita Guedes irá dar muito ao que falar pela excelência e qualidade do mesmo.
Acredito que logo teremos o prazer de te-lo em nossas Adegas e a procura e a disputa por suas garrafas será grande!

Um comentário:

  1. ja provei o terra Silvestre, tanto o tinto como o braNco e é sem dÚvida um vinho muito saboroso, que nos enche de sensações e tem um preço muito apetecivel, sugiro que experimentem também.

    ResponderExcluir