domingo, 3 de julho de 2011

Caldo Verde e Vinho ...Hummmmm


O inverno aguça o Paladar!

E vocês sabem o por quê?

Bem é simples como no frio a queima de calorias é maior para que possamos ficar aquecidos a nossa fome aumenta. Claro que nada assustador, pois na realidade a queima é no Maximo de 150 calorias dia, mas o paladar fica mais apurado e a vontade de comer vem com uma maior voracidade.

E como não sou diferente de ninguém nessa época o paladar para os caldinhos ou sopas são muito propícios.

E uma sugestão que adorooooo é o Caldo Verde.

Tenho uma receita simples, fácil e gostosa e hoje vou passar a vocês.

Não sou muito adepta a quantidades exatas de ingredientes, pois eu acho que o “olhometro” é que da a essência e melhora o paladar de qualquer prato.

Então vamos lá.

Em uma panela de pressão coloque vários pedaços de bacon em uma porção generosa de Azeite, depois do bacon frito adicione alguns dentes de alho.

Em um recipiente já tenha as batatas descascadas (eu particularmente coloco o suficiente ao nr de pessoas que irão saborear o caldo), geralmente coloco uma media de 500 a 600 Gr de batata para quatro pessoas. Eu gosto do caldo mais grosso portanto capricho nas batatas.

Coloque as batatas na panela de pressão junto com o bacon e alho e cubra com água.

Reserve a água e passe as batatas por um espremedor.

Junte às batatas espremidas a água reservada e volte tudo ao fogo, junte a couve picada e bem lavada aos outros ingredientes.Corte umas duas lingüiças de paio ou chouriço e adicione ao caldo, feche a panela por mais uns 10 mim e sirva com uma boa broa de milho ou com a tradicional torrada.

Para ficar perfeito um bom vinho tinto!

Então, o ideal é um vinho mais frutado, de corpo médio, com pouco tanino e acidez equilibrada, daqueles vinhos que não provocam tanta saliva na hora que você experimenta e nem travam a boca quando engole. Esse vinho também tem que ter aqueles aromas de especiarias, pimentas, que são característicos dos vinhos produzidos nas regiões da Bairrada e do Dão,Douro lá em Portugal.
Mas evite harmonizar caldo verde e sopas mais leves com vinhos de locais muito quentes, que geralmente tem mais álcool, como é o caso do Alentejo em Portugal, Austrália, Califórnia, e até aqui do Cone Sul, os chamados vinho do Novo Mundo.

Um comentário:

  1. Adorei a dica...vou fazer hj para o jantar aproveitando o tempo friozinho...vou apreciar com meu marido e ver se ele gosta..rsrs beijinhos e mt obrg

    ResponderExcluir