terça-feira, 2 de junho de 2009

COMO ABRIR UMA GARRAFA DE VINHO SEM MEDO E SEM DIFICULDADES

Quem já não teve problemas na hora de tirar uma rolha de uma garrafa de Vinho?
Que atire a primeira pedrA!....rsrsr.Pois é , pode até parecer ironico, ou mesmo ridiculo, mas muitos, até mesmos os experientes tem ou ja tiveram dificiculdades de executar esta simples tarefa.
Então aqui vai algumas dicas que Li no blog www.enochatos.com.br ( como já comentei tem dicas e assuntos maravilhosos sobre vinhos).

Primeiro vamos lembrar o básico, o Vinho vem com uma cápsula. O que é a capsula da garrafa de vinho ? Simples, uma cobertura de chumbo ou plástico envolvendo o gargalo e a rolha. Ela deve ser retirada antes de tudo, e para isso, se você não tiver um cortador de capsula, pode usar uma faca afiada e passar a faca em volta do gargalo para cortar a capsula e retirar a parte de cima com a mão.

Assim com a garrafa de vinho com a rolha exposta você precisa da ferramenta certa para abrir a garrafa. Lógico que estamos falando de um saca-rolha, mas aí é que está o problema.

O processo básico de abrir a garrafa de vinho é simples, você enfia a rosca do saca rolha bem no centro da rolha, e vai girando, como um parafuso, roquenado até entrar mais de dois terços da rosca, e depois extrai a rosca para fora.

Mas existem algumas dicas para isso ser mais fácil.

Esqueça todo e qualquer saca-rolha que não tenha ou use uma alavanca. Aqueles modelos que tem a rosca e um cabo, e que te abrigam a puxar a rolha para fora com a sua própria força, ou enfiar a garrafa entre as pernas para segurá-la, são um caminho para os problemas.

Existem dois modelos que funcionam bem : Aquele que parece um boneco, que tem a rosca por dentro e duas travas que vão se abrindo conforme você fura a rolha, e que ao final você só tem que abaixar as travas e a rolha sai por dentro do saca rolhas; E aquele modelo usado pelos garçons nos restaurantes, que parece um canivete, onde após inserir a rosca na rolha, você tem uma trava que se apoia no gargalo e permite que você, levantando o “canivete”, saque a rolha sem muita força.

Saiba que se você vai abrir um Vinho mais simples a rolha é menor, e sacar a rolha é mais fácil. Mas se vai abrir um Vinho mais sofisticado a rolha é bem maior, mais cumprida, e você tem que enfiar o máximo a rosca na rolha e sacar com bastante cuidado, ou seja, devagar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário