Vamos acabar com o conceito que só sabe apreciar um bom vinho quem tem conhecimento sobre as tecnicas de uma degustaçao profissional?.Quem nao se roeu com medo de dar uma SUPER,HIPER,BLIG,Master GAFE? Primeiro:ninguem nasce sabendo,segundo: vc tem a arma mais poderosa que qualquer profissional da area tem.SEU PALADAR!.Sou uma pessoa que se apaixonou pelo assunto e vou procurar com vcs aprender e entender cada vez mais sobre a Maravilhosa historia dessa materia milenar.SEJAM BEM VINDOSSSS!!!!
terça-feira, 2 de junho de 2009
PRIMARIO MAS MUITO IMPORTANTE!PORQUE SE GUARDA O VINHO DEITADO?
A garrafa de vinho deve ser mantida na horizontal por causa da rolha. É que, por ser fabricada com uma fibra vegetal, a rolha pode ficar ressecada e, com o tempo, fazer com que se abram poros em toda a sua extensão. "Quando os poros são muito grandes, permitem que o ar entre na garrafa e aí é que mora o perigo: o oxigênio pode oxidar o vinho ou até fazer com que a bebida se transforme em vinagre", explica o enólogo Christian Bernardi, da Associação Brasileira de Enologia, em Bento Gonçalves, RS. Por outro lado, quando a garrafa é mantida na horizontal, a rolha fica encharcada com o próprio vinho e se expande, aumentando seu poder de vedação ao máximo. Mas atenção: uma vez aberta, é melhor que a garrafa fique na vertical mesmo, para evitar o contato do vinho com o ar em seu interior.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Atenção à polêmica. Há muitíssima gente que não concorda com essas teorias. A verificação, ao meu ver, é simples: pegue uma rolha qualquer: com pouco ou MUITO tempo de contato com o vinho. Basta cortar a rolha e verificar quanto da mesma possui coloração devida à absorção de vinho - serão alguns poucos milímetros, independente do tempo de contato com o líquido. É fato inclusive que algumas regiões produtoras tradicionalmente armazenem seus vinhos na vertical (Porto, Piemonte e Tokayj são as mais famosas).
ResponderExcluirA função mais útil de manter as garrafas deitadas é poder perceber com clareza se houve vazamento - o que indicaria anormalidades, possivelmente picos de temperatura.
Escrevi um artiguinho sobre o assunto quando reli o Making Sense of Wine do Matt Kramer, há uns dois anos atrás. Se quiserem dar uma olhada: http://bsmp.com.br/2007/09/26/vinho-e-umidade
Beda muito obrigada pelo comentario, realmente nesse ponto vc tem razao.A explanaçao do corte da rolha esta corretissima...Se observarmos melhor mesmo essa teoria cai por vinho abaixo...rsrsrs...Valeu a informaçao e muito obrigada pela visita!!! volte sempre!!!
ResponderExcluir