Só que com isso travaram um batalha grande com os produtores desse liquido!
No entanto, mesmo lutando para preservar a origem do vinho e suas características únicas, os produtores italianos não conseguem conter a popularização da bebida, que é produzida em diversos países e, assim, fica cada vez mais acessível a todos os bolsos.
De acordo com a Bloomberg, um dos motivos dessa falta de controle é a impossibilidade de proteger a uva, denominada prosecco, responsável pela fabricação do espumante. "Não existe precedente para uma ação desse tipo", afirmou Artur Azevedo, diretor executivo da Associação Brasileira de Sommeliers, a EXAME.
Mas apesar disso tudo os produtores Italianos estao comemorando pois a bebida teve sua denominaçao em ascenção na classificaçao ,segundo as regras de proteção da União Européia. Agora, as suas garrafas não mais virão com a sigla "doc", que significa denominação de origem controlada, e, sim, "docg", com a inclusão da letra "g", de garantida.
Diante de tudo isso houve uma grande revoluçao:
Após um press release sobre o DOCG do Ministro da Agricultura italiano, Luca Zaia, a região entre Conegliano e Valdobbiadene passou a ser produtora DOC de Prosecco. Isso significa, na maioria dos casos, o fim dos Proseccos não italianos.
Há muitos anos, há no mercado, inúmeros Proseccos vendidos a preços baixos. Agora haverá mudanças: de acordo com a nova regra, o Prosecco somente pode ser engarrafado nas seguintes províncias do norte da Itália: Belluno, Gorizia, Padova, Pordenone, Treviso, Trieste, Udine, Veneza e Vicenza.
Por quê? De acordo com um novo decreto, de 17 de julho de 2009, "Prosecco" não é mais nome de tipo de uva, mas de região de produção! A uva chama-se "Glera".
Vinhos de Glera IGT (frizzante, vinho oder espumante) podem ser produzidos e engarrafados em outros locais.
Exceções:
Produtores que produziam e engarrafavam Prosecco antes de 1 de março de 1986 e praticaram essa atividade nos últimos 5 anos, podem continuar produzindo a partir de um pedido a ser protocolado até 27 de agosto de 2009. Há dúvida, se essa exceção vale também para os Proseccos até então produzidos no exterior.
Proibição: Verduzzo-Prosecco
O DOC-Prosecco deve ter no mínimo 85 % da uva Glera.
Latas e garrafas azuis
O Prosecco está proibido de ser colocado em latas. Deve ser engarrafado em garrafas de vidro, as quais devem ser brancas, amarelas, verdes, marrons ou cinza escuras. Para o Prosecco deve ser utilizada rolha, rolha plástica ou tampa com rosca. Os produtores das províncias de Trieste e Treviso podem utilizar rolha com cesta (de Champagne) e garrafas azuis até 31 de julho de 2016 para frizzantes e espumantes.
POSTADO POR DENISE SILVA SAVARIS 19/09/2009
fONTES USADAS:ESTADAO.COM.BR
www.newstin.com.br
ADEGA24.COM
Nenhum comentário:
Postar um comentário