Vamos acabar com o conceito que só sabe apreciar um bom vinho quem tem conhecimento sobre as tecnicas de uma degustaçao profissional?.Quem nao se roeu com medo de dar uma SUPER,HIPER,BLIG,Master GAFE? Primeiro:ninguem nasce sabendo,segundo: vc tem a arma mais poderosa que qualquer profissional da area tem.SEU PALADAR!.Sou uma pessoa que se apaixonou pelo assunto e vou procurar com vcs aprender e entender cada vez mais sobre a Maravilhosa historia dessa materia milenar.SEJAM BEM VINDOSSSS!!!!
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
"Tannat – a uva emblemática"; um grande vinho de um pequeno país
A Tannat ainda é mistério para a grande maioria dos consumidores, mesmo para aqueles já iniciados nas degustações. Pouca gente sabe que o Uruguai é o principal país produtor dessa uva no mundo e o primeiro país a desenvolver vinhos 100% Tannat, além de oferecer as maiores vantagens em termos de preço/qualidade.
A Tannat foi introduzida no Uruguai por volta de 1870 por imigrantes vascos, transformando-se rapidamente na "variedade nacional". Foi no Uruguai que a Tannat desenvolveu-se perfeitamente adaptando-se ao solo e clima. Considerada uma uva exótica sua demanda cresce nos principais mercados do vinho. O Uruguai é o único produtor no mundo onde existem vinhedos significativos com quantidades maiores que em sua terra de origem: Madiran e Irouléguy no sudoeste da França. A Tannat representa aproximadamente um terço da superfície de vinhedos plantadas no país. No que diz respeito a qualidade os vinhos de Tannat são vinhos que possuem um bom grau de aperfeiçoamento enológico e quanto à tipicidade – "estilo", têm um perfil sensorial ímpar.
Foi justamente os vinhos de Tannat que colocaram o Uruguai no Mapa Mundi dos vinhos, alcançando reconhecimento e prêmios internacionais.
A Tannat, como seu próprio nome indica, é uma uva com grande quantidade de taninos, que são os elementos que além da cor, dão ao vinho tinto sua característica de maior ou menor adstringência, pois possuem a capacidade de coagular a saliva, dando a sensação de adstringência na boca.
Variedade Tannat é rica em antioxidantes naturais, que também ajudam a prevenir doenças, entre elas, alguns tipos de câncer.
Muita gente torce, literalmente, o nariz para a uva pois tem na memória um vinho muito adstringente. Mas quando o vinho é bem trabalhado e a vinícola possui a qualidade de elaboração, o vinho torna-se elegante e esta característica marcante da uva ressalta suas qualidades e torna este estilo de vinho uma boa alternativa para as carnes, como as parrillas, o corte uruguaio por excelência.
Fontes:ABAGA
Menu especial.com
Postado por Denise S.Savaris 21/09/2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Premium wines and fine wine merchants
ResponderExcluirproviding good red wine, argentinian,
chilean, Australian, french,
chilean wine