terça-feira, 5 de julho de 2011

A verdadeira Missão dos Representates de vinhos e produtos ligados a Gastronomia.



A maioria das pessoas que me conhecem sabe que exerço a profissão de Representante Comercial com Empresa estabelecida.
E aproveito hoje para tocar num assunto que diz respeito a muitos blogueiros, importador e distribuidores de vinhos, azeites e produtos ligados a gastronomia.
Acredito que muitos de nos que divulgamos nossos produtos por profissão e amor passem pelas mesmas dificuldades.
E por esse motivo colocarei na integra um post lido que me chamou muito atenção escrita por um especialista em Gestão.
Acho que muitos se identificarão com a matéria.
Gostaria muito que nesse post em especial pudessem dar suas opiniões.
Abraços a todos e meu muito obrigado!



15-QUAL É REALMENTE O OBJETIVO DA SUA EMPRESA? O QUE ELA ESTÁ BUSCANDO?

Posted by Nelson Batista de Sousa on mai.24, 2011, under Gestão

Você está em busca de Representante Comercial? Para que? Aumentar sua participação no mercado ou cortar gastos com uma equipe própria de vendas?

Tenho recebido várias consultas de empresas, há maioria pequena e média, que se encontra com dificuldades em aumentar seu faturamento, ou seja, aumentar suas vendas, contratar representantes e não sabem o que, nem como elaborar um plano de ação para que esse problema seja corrigido.

A grande coincidência entre elas é que todas relatam o mesmo problema:

“Não estão conseguindo manter uma equipe de representantes que possibilitem a continuidade de trabalho que elas necessitam.”

Nos meus 30 anos de experiência na área comercial e vendas, nunca vi e nem ouvi falar de alguma empresa que conseguiu aumentar seu faturamento e sua participação no mercado, ou manter sua credibilidade junto aos seus clientes sem uma equipe de vendas coesa, determinada, treinada e empenhada em executar na prática um plano de ação para alcançar esse objetivo.

A maioria delas afirma que contratam representantes comerciais, mas após 2 ou três meses, às vezes não chega nem há 1 mês, eles abandonam sem dar uma justificativa. Simplesmente “desaparecem”.

Isso é muito mais comum do que se pode imaginar, diria até que é normal ocorrer esta situação, principalmente quando a empresa contratante não oferece nenhum tipo de remuneração além de comissões, seus ganhos são apenas calculados sobre sua venda.

Analisem o seguinte:

O representante comercial, na maioria das vezes, é contratado pelas empresas com remuneração única e somente através de comissões.

Estes profissionais, independentemente se possuem uma carteira de clientes ou não, tem um gasto elevado com o exercício de suas atividades no campo, principalmente com o transito de hoje em dia nas grandes cidades, além dos impostos que são obrigados a pagar. Eles colocam a disposição das empresas, seus carros, celulares e demais ferramentas que hoje são indispensáveis para um bom profissional de vendas, e isso tem um custo que não é coberto pelas empresas, e esperam obter um retorno satisfatório e de preferência rápido do investimento feito.

Acontece que esse investimento é de médio em longo prazo, e as maiorias dos representantes não estão dispostas a aguardar esse prazo investindo seu tempo e dinheiro, querem um resultado imediato, assim como também as empresas que os contratam, então ou eles acabam abandonando ou a empresa acaba substituindo-os por outros.

Mas o problema não é, e nem será resolvido dessa forma.

Temos primeiramente que ter em mente o seguinte; que hoje em dia o mercado consumidor é muito exigente, quanto a produtos, preços e prazos além da qualidade desses. O consumidor nunca esteve com um poder de decisão tão grande como tem hoje em dia.

As empresas têm que se conscientizar que o mercado de hoje é extremamente competitivo, ágil e de mudanças significativas e rápidas, e seus concorrentes não vão ceder espaço para crescimento com facilidade. A resposta é instantânea.

As grandes empresas e multinacionais agem dessa forma, com respostas imediatas; com lançamento de novos produtos, redução de custos de produção, incentivo para sua equipe de vendas, motivação continua, busca de novos nichos no mercado, mudança na sua política de comercialização, promoções de produtos, patrocínio de eventos, divulgação, campanhas de marketing e endomarketing agressivas. Tudo isso para não perderem seus clientes para seus concorrentes e aumentarem sua participação no mercado.

Não podemos esquecer que, a área comercial é responsável pela captação de novos consumidores ou clientes e principalmente de recursos para novos investimentos e desenvolvimento de uma empresa.

Partindo desse principio analisemos o seguinte:

-Como anda a saúde financeira da empresa?

-Está disposta, tem condições ou já pensou em efetuar investimento em equipe de vendas própria?

-Seus produtos estão adequados e atualizados ao mercado consumidor de hoje?

-Quais as vantagens que os consumidores terão em utilizarem seus produtos e não os concorrentes?

-A empresa possui alguma estratégia determinada para aumentar suas vendas?

-A política de negociação da empresa não estará engessada?

-Foi desenvolvido um plano de vendas real para os dias de hoje?

-Existe uma área de marketing que atua em conjunto com a área comercial para desenvolvimento de promoções, campanhas e eventos para alcançar esses objetivos?

-A empresa procura se interar e monitorar as ações de seus concorrentes?

-A empresa está em condições de proporcionar uma resposta imediata para evitar a perda de espaço no mercado?

-Foi feita uma analise para saber se o problema não está na empresa e seus produtos ao invés de atribuir aos seus representantes ou vendedores?

-Será que seus produtos ou serviços estão com preços, prazos e qualidades adequadas ao mercado?

-Quem está no comando dessa equipe? Será que esse gerente, supervisor ou coordenador possui a experiência de campo que um profissional desses deveria ter?

- Será que esse profissional tem apenas conhecimento acadêmico, teórico ou exerceu na prática o cargo e as funções de vendedor?

Não basta apenas saber como fazer, tem que querer e poder fazer!

Isso tudo tem que ser revisto e analisado com calma e serenidade para que possa alinhar a estratégia de atuação aos objetivos traçados.

Hoje em dia, e assim será durante os dias que se seguirão, a informação está disponível em tempo integral e é necessário saber utilizar-se dela para obter um desenvolvimento satisfatório e concreto.

A empresa que tem o objetivo de aumentar sua participação no mercado, e não apenas manter-se onde está situada hoje, precisará contar com uma equipe de profissionais de vendas própria, motivada, determinada e que possua uma liderança (gerencia) participativa, que vá a campo, que busque as informações necessárias junto aos seus clientes e saiba trabalhar com elas em prol da empresa. Transformá-los em parceiros de negócios a chamada fidelização. Para isto há a necessidade de investimento.

Lembrem-se:

“Representantes Comerciais são profissionais independentes. A empresa representada não pode exigir metas, cotas, relatórios de visitas, e nem poderá haver uma cobrança quanto ao desempenho, pois isso acabará tipificando um vinculo empregatício e trazendo conseqüências trabalhistas e financeiras para a empresa.”

“Representantes comerciais não vão investir seu tempo e dinheiro em empresas que não possibilitem condições de negociação junto aos seus clientes. Sempre vão preferir investir nas representadas que já possuem, pois estas já estão lhe proporcionando um retorno financeiro. Sempre darão preferência as empresas que possuem marcas conhecidas. Produtos de fácil aceitação e giro rápido, para obter um retorno imediato.”

A empresa que tem por objetivo desenvolver-se hoje no mercado aumentando sua participação, tornando seus produtos reconhecidos e consumidos, captando novos clientes terá a necessidade de iniciar seu plano de vendas com uma equipe própria, com um gerenciamento objetivo e participativo. Não adianta montar uma equipe de vendas que não vai se dedicar única e exclusivamente a ela, pois correrá o risco de um rodízio de profissionais constantemente. Contrata-se hoje e amanhã são abandonadas pelos profissionais, tornando o trabalho truncado e sem credibilidade. Os clientes não confiarão mais na empresa por falta de uma continuidade no atendimento.

Lembrem-se, podemos dizer que profissionais de vendas que assumem um compromisso hoje, e amanhã abandonam a empresa por não terem o retorno esperado, que seria de médio em longo prazo, são imediatistas. Não estão dispostos há investir seu tempo nem seus recursos financeiros em um novo projeto, assim como uma gerencia não participativa, sem experiência de atuação em campo não consegue enxergar onde estão as dificuldades e como corrigi-las. São gerencias que se preocupam apenas em justificar suas atividades e não em detectar e partir para a solução dos problemas.

São funcionários pré-pagos.

PENSEM NISSO!

domingo, 3 de julho de 2011

Caldo Verde e Vinho ...Hummmmm


O inverno aguça o Paladar!

E vocês sabem o por quê?

Bem é simples como no frio a queima de calorias é maior para que possamos ficar aquecidos a nossa fome aumenta. Claro que nada assustador, pois na realidade a queima é no Maximo de 150 calorias dia, mas o paladar fica mais apurado e a vontade de comer vem com uma maior voracidade.

E como não sou diferente de ninguém nessa época o paladar para os caldinhos ou sopas são muito propícios.

E uma sugestão que adorooooo é o Caldo Verde.

Tenho uma receita simples, fácil e gostosa e hoje vou passar a vocês.

Não sou muito adepta a quantidades exatas de ingredientes, pois eu acho que o “olhometro” é que da a essência e melhora o paladar de qualquer prato.

Então vamos lá.

Em uma panela de pressão coloque vários pedaços de bacon em uma porção generosa de Azeite, depois do bacon frito adicione alguns dentes de alho.

Em um recipiente já tenha as batatas descascadas (eu particularmente coloco o suficiente ao nr de pessoas que irão saborear o caldo), geralmente coloco uma media de 500 a 600 Gr de batata para quatro pessoas. Eu gosto do caldo mais grosso portanto capricho nas batatas.

Coloque as batatas na panela de pressão junto com o bacon e alho e cubra com água.

Reserve a água e passe as batatas por um espremedor.

Junte às batatas espremidas a água reservada e volte tudo ao fogo, junte a couve picada e bem lavada aos outros ingredientes.Corte umas duas lingüiças de paio ou chouriço e adicione ao caldo, feche a panela por mais uns 10 mim e sirva com uma boa broa de milho ou com a tradicional torrada.

Para ficar perfeito um bom vinho tinto!

Então, o ideal é um vinho mais frutado, de corpo médio, com pouco tanino e acidez equilibrada, daqueles vinhos que não provocam tanta saliva na hora que você experimenta e nem travam a boca quando engole. Esse vinho também tem que ter aqueles aromas de especiarias, pimentas, que são característicos dos vinhos produzidos nas regiões da Bairrada e do Dão,Douro lá em Portugal.
Mas evite harmonizar caldo verde e sopas mais leves com vinhos de locais muito quentes, que geralmente tem mais álcool, como é o caso do Alentejo em Portugal, Austrália, Califórnia, e até aqui do Cone Sul, os chamados vinho do Novo Mundo.