quinta-feira, 21 de maio de 2009

ADOREI ESSA MATERIA E NAO POSSO DEIXAR DE POSTA-LA.....APROVEITEM!!!




JOGOS AROMÁTICOS. Aprender a brincar com o vinho

SABIA QUE O VINHO pode ser divertido? Sabia que para além de todos os prazeres a ele associados, para além de todos os regalos que nos proporciona, poderemos ainda agregar-lhe um carácter lúdico, recreativo e simultaneamente educativo? Como bebida social estimulante e desinibidora, animadora de conversas e tertúlias infinitas, de discussões e convicções eternas, ou promotora de prazeres e deleites e facilitadora de porfias sobre o divino e o efémero, o vinho desempenha um papel capital na cultura popular e erudita do mediterrâneo. Mas o que lhe propomos agora é um novo passo, um novo papel, uma nova dimensão, uma abordagem lúdica dos prazeres que ele proporciona: vamos aprender a jogar e a brincar com o vinho, neste primeiro de alguns artigos que o guiarão pela descoberta de um renovado prazer com o vinho.


1. CAIXAS DE AROMAS DISPONÍVEIS NA INTERNET
A alternativa mais cómoda passa por uma caixa de aromas, literalmente uma colecção de pequenos frascos que contêm essências concentradas dos aromas elementares. Existem em várias dimensões, várias marcas, com perspectivas diferentes … e custos distintos! A marca comercial mais conhecida e prestigiada é a “Nez du Vin” que oferece diversas configurações comerciais, desde a caixa completa com 54 aromas, até caixas temáticas dedicadas ao vinho branco, vinho tinto e defeitos do vinho, com 12 aromas cada. Pelo meio ainda existem outras propostas igualmente tentadoras e educativas. Se os preços são desalentadores, o resultado prático é enriquecedor e instrutivo. Através da Internet poderá ainda adquirir essências de outras marcas, como a “Gust-Aroma”. A escolha é sua.

2. ESSÊNCIAS PRIMÁRIAS NAS LOJAS DE PERFUMES
Para além das propostas comerciais do tipo “Nez du Vin”, do pronto-a-vestir, poderá igualmente constituir a sua própria biblioteca de aromas com a prata da casa. Um pouco de imaginação e bricolage, e o problema fica resolvido. A solução mais requintada passa pela aquisição de pequenos frascos nebulizadores e de essências primárias nas lojas de perfumes. As grandes cadeias, como a Sephora, presente em infindáveis centros comerciais, comercializam a preços reduzidos estes produtos. O leque de escolha não é tão vasto como nas opções comerciais do tipo “Nez du Vin”, as essências não são tão representativas e duradouras, mas funciona como opção económica e recreativa. Basta encher os frascos vazios com as essências entretanto adquiridas, nebulizar sobre um papel… “et voilá”!

3. A VERDADEIRA PRATA DA CASA…
Finalmente, pode ainda socorrer-se da escolha mais acessível e simples, válida para alguns dos aromas fundamentais – o próprio produto encerrado num frasco! O procedimento é particularmente válido para especiarias e aromas lácteos, embora seja facilmente perecível e de mediana intensidade aromática. Não será a solução óptima, mas é funcional, expedita e poderá ajudar a encontrar alguns aromas menos evidentes.

UM JOGO, SEIS ESSÊNCIAS… E MUITA DIVERSÃO
Definidas que estão as premissas e as necessidades, é altura de dar início ao primeiro jogo, um jogo de aromas onde se pretende adivinhar e reconhecer essências elementares usualmente presentes no vinho. Munido das essências base, passe os frascos devidamente camuflados e numerados entre os distintos participantes. Solicite a cada participante que identifique por escrito os aromas presentes em cada frasco. Escolha seis essências para este jogo, quatro delas inequívocas e de fácil reconhecimento, uma essência menos intuitiva e outra francamente esquiva. Opte por aromas de presença comum nos vinhos de mesa, como ameixa, limão, avelã, framboesa, morango, ananás, banana, fumados, etc. Por regra os resultados são espantosos, com associações extraordinárias e ligações surpreendentes. Não se esquive à provocação, aperfeiçoe as suas capacidades olfactivas e prepare-se para umas boas horas de diversão.

Rui Falcão | blue Wine 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário