sexta-feira, 22 de maio de 2009

VAMOS ENTENDER O MUNDO DAS TAÇAS???



Taças de vinhos



Investir em taças corretas é a melhor forma de degustar o vinho, sentindo todas as suas qualidades em relação aos aromas, visão e paladar. O tipo ideal varia de acordo com o vinho servido. Os especialistas e amantes dos vinhos levam anos de estudos adaptando os formatos das taças aos tipos de vinho e as exigências com relação ao desprendimento de seus aromas.

O ideal é que a taça seja de cristal liso, fino e incolor. Para os vinhos brancos, as taças devem ter o formato de tulipa, com a boca mais estreita, para preservar os aromas finos e delicados dos vinhos.

Para os vinhos encorpados, que necessitem respirar muito para liberar toda a sua potência, os copos de bocas largas e bem bojudos são os mais indicados. Esse tipo de taça será ideal para que o vinho dance no cálice em um movimento que lembre a “dança de uma valsa”. Para que isso aconteça de forma correta, não encha a taça acima da metade da sua capacidade.

As taças para beber espumantes devem ser altas e estreitas para facilitar a produção contínua de bolhas finas. Em taças largas há uma efervescência mais intensa com maior perda de aromas.

Tenha cuidado com a limpeza dos copos. Use pouco detergente e lave-os muito bem para evitar o acúmulo de resíduos. Tenha o hábito de cheirar as taças antes de uso e não utilize as que estiverem com algum odor que prejudique a degustação. As taças devem estar isentas de qualquer cheiro.

Já dá para imaginar a infinidade de taças que devem existir para abranger a grande quantidade de tipos de vinhos. O investimento é alto, mas profundamente recompensador. Uma dica é comprar um par de cálices por mês. Em pouco tempo você terá uma coleção formada e aí as degustações serão ainda mais gratificantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário