segunda-feira, 8 de junho de 2009

AGORA O PRINCIPAL...OS VINHOS CORRETOS....( PARTE V)


Os vinhos
Em seguida lhe daremos dicas especiais de como combinar queijos saborosos e os melhores vinhos e de como fazer de seu encontro, um momento inesquecível. Assim, queijos mais fortes pedem vinhos mais encorpados, queijos leves vão bem com vinhos pouco encorpados. Não se preocupe em ser um 'especialista', leve em consideração o seu paladar , mas, seguindo algumas orientações, não há como errar.
Com queijos fortes os vinhos têm que ser mais fortes: branco e tinto secos ou champanhe brut. Se possível , que os tintos sejam mais encorpados, tipo Bordeaux. Aliás , dizem os experts que um vinho mais encorpado, mesmo que seja menos fino, valoriza muito mais o sabor de um bom queijo forte.
Para a escolha dos vinhos, siga a seguinte orientação geral:
Queijos suaves ............................... vinhos tinto leves
Queijos de gosto mais forte .......... vinhos tintos encorpados
Queijos picantes ............................ vinhos brancos bem secos.

Você é visita.

Se você está pela primeira vez em uma reunião de queijos e vinhos, observe mas não tenha acanhamento de perguntar prove-os em pedacinhos de pão, junto à mesa, antes d escolher 2,3 ou até 4 pedaços para o seu pratinho. Sirva-se só do que gosta e indague sobre os vinhos indicados para os queijos que. Caso os vinhos indicados não sejam do seu gosto, peque contra as leis de gastronomia, pedindo os de que gosta. A naturalidade cabe em qualquer lugar. Mas sempre é bom provar um pouco do vinho certo para o queijo certo. Pode ser que vc mude de idéia quanto às suas (erradas!) preferências anteriores...

Veja com mais detalhes como combiná-los, temperaturas, etc.

O importante é saber que os vinhos realçam o sabor da comida. A escolha do mais adequado para cada prato é uma ciência e uma arte. Para cada vinho, um queijo e vice-versa. O ideal é alcançar um equilíbrio, de tal modo que o sabor de um realce o do outro.

Quando servir não encha o copo até o fim. O correto é servir apenas 2/3 do cálice. Facilita o ato de beber e de girar o copo para permitir a oxigenação do vinho, o que favorece a liberação dos melhores aromas.


Temperaturas:
Servido em ambiente 'chambré', mas não é regra geral. Dependendo do gosto de cada um, não há mal algum em resfriá-lo um pouco. Sirva os vinhos tintos, os vinhos brancos ou roses a uma temperatura entre 17 e 18 graus. Os vinhos muito gelados, perdem o aroma ('aroma' para os vinhos brancos e 'bouquet' para os tintos).
Uma idéia prática é colocar o vinho

Vejamos qual é o vinho indicado para cada tipo de queijo:

Queijos leves – vinho tinto forte

Pastas perfuradas, quase moles – vinho tinto leve

Queijos frescos, e queijos fundidos – vinho branco, ou rosado doce

Pastas moles, fermentadas – vinho tinto encorpado

Queijos preparados – vinho branco seco, rose ou tinto

É preciso alguns cuidados na escolha. Nem todos os vinhos combinam com todos os queijos. Algumas parcerias podem até dar dor de cabeça. 'Queijos muito gordurosos, como o parmesão, são difíceis de digerir. Se misturamos com um vinho muito doce e de alto teor alcoólico, como o Porto, o efeito pode ser desastroso. Uma boa solução nesse caso é optar pelos vinhos tânicos.'
Se quiser, deixe-os em balde de gelo

Acerte na hora de definir o que e como servir. Pensando nos vinhos a indicação seria:

Brancos Suaves e médios
Minas, ricota e boursin (massa mole)

Brancos secos leves, como os de uva sauvignon blanc
Camembert e brie (massa mole, maturados por fungos na superfície)

Brancos secos médios, como os de uva chardonnay com madeira
Gouda, estepe (massa firme, maturados).

Brancos médios encorpados, como os de uva chardonnay com madeira, ou tintos médicos, como os de uva pinot noir
Queijo de cabra

Espumantes e brancos de uva sauvignon blanc
Fortes - parmesão e pecorino

Tintos leves, que podem ser de uvas cabernet franc ou gamay, com pouco corpo, característica de vinhos de baixo teor alcóolico, entre 10 e 11 graus
Gruyère, emmental (semiduros com buracos).

Tintos encorpados, (sensação de peso na boca, característica dos vinhos com alto teor alcoólico – entre 10 a 13,5 graus), das uvas cabernet sauvignon e petite syrah e tânicos (sensação de adstringência, característica de vinhos jovens), da uva tannat.

Muito fortes - Roquefort, gorgonzola port salut, limburgo, provolone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário