segunda-feira, 8 de junho de 2009

COMO MONTAR UMA NOITE DE QUEIJO E VINHO ( PARTEIII)


Arrumação da mesa:
Arrume bolinhas de manteiga sem sal, em pirâmide ou em alguns pratinhos. Se puder, use várias tábuas de madeira, usando os queijos de sabor mais forte numa delas, os de sabor médio em outra e na terceira os mais suaves. Isto facilita os principiantes.
Os queijos devem estar de preferência inteiros ou em pedaços grandes, sem encostar uns nos outros.
A mesa deve estar como para jantar americano, mas só usando pratinhos de sobremesa, garfinhos e faquinhas. Você não vai usar os garfos senão para retirar os pedaços de queijos para seu pratinho, ou mesmo, às vezes, para espetar o pão das cestinhas para o seu prato.
O queijo só vai para a sua boca sobre pedaços de pão ou de biscoitos.
À mesa, arrume também os copos de vinho branco, tinto e as taças ou flutes para champanhe. Essas poderão ser usadas com vinho rose, mas...se você só vai oferecer tintos e brancos, então só leve à mesa os copos que serão usados.
Espalhe também guardanapos, que fazem parte da arrumação.
Saleiros e pimenta-do-reino ou os moinhos pequenos para pimentas em grão.
Assim, como você não serve maionese com a mesma colher que usa para o arroz ou a farofa, não deve também misturar as facas de servir os queijos em pastas. À mesa ponha uma faca perto de cada qualidade de queijo e, é claro, os comensais usarão uma faquinha só, que será limpa num pedacinho de pão do seu prato, cada vez que forem se servir de outro tipo de queijo desse mesmo pratinho individual.

Refreigerantes não!
Eles são completamente vetados nas reuniões de vinhos e queijos. Se alguém não quiser vinhos com queijos, coma os queijos bebendo água gelada, pura ou tipo cristal, ou toma chá.

Sangria - inove!
Se você quiser tentar, introduza a moda de servir também uma boa sangria, bem à moda espanhola, com conhaque e com pedaços de frutas cortadas grandes (maçãs, pêssegos, pêras). Grandes, não deverão cair nos copos e nem se parecerão com os cups- que chamamos de ponche.

Nenhum comentário:

Postar um comentário