quinta-feira, 25 de junho de 2009

O TURISMO NAS VINICOLAS



QUINTA DA MURTA.




Vou tratar de um assunto muito interessante e gostoso o Turismo Ecologico.
Vamos visitar virtualmente alguns lugares maravilhosos, que muitas vezes nao temos noçao que
possa existir.
Vou começar pela adegas e quintas de Portugal e aos poucos vamos visitar as melhores Vinicolas do
mundo.
Primeiro vou falar da Propriedade e suas atraçoes e depois falarei sobre os Vinhos produzidos em suas
viniculas.
Vamos Viajar?


Além dos maravilhosos Nectar que essas vinicolas produzem, temos hoje tbem a oportunidade de
visita-las , degustar seus vinhos, vizualizar como são produzidos e agora tbem dormir em lugares
que muitas Pessoas ilustres dormiram.
Isso mesmo , estou falando das Adegas e Quintas milenares que estao apostando tbem em Turismo.
Muitas dessas Adegas tem historias que fazem parte de nossas origens e nem temos conhecimento.

Vou começar pela Quinta da Murta na Regiao de Bucelas.

A Quinta da Murta tem 27 hectares, 14 dos quais plantados com vinha das castas Arinto (86%) e Touriga Nacional (14%). Actualmente são produzidos espumante, vinho branco fermentado em inox e em barrica e vinho tinto. A Quinta dispõe de adega própria e, para além da produção de vinhos, complementa a sua actividade com a realização de visitas enoturísticas, provas e ainda a realização de eventos até 280 pessoas. A localização é de beleza ímpar. Tem ao seu dispor uma equipa jovem e bem disposta para o receber, que acredita que a Quinta da Murta é do melhor que Bucelas tem para oferecer.
Quinta de Bucelas vai receber hotel rural dedicado à vinoterapia. Complexo, com novo conceito no país.
Uma quinta rodeada de vinhedos não é uma paisagem rara na freguesia de Bucelas, concelho de Loures. Mas se essa propriedade for transformada num hotel rural, com um Spa de vinoterapia, a paisagem muda um pouco.
Além das valências habituais, como restaurante, sala de eventos, piscina e obviamente quartos, este hotel terá uma loja do vinho, uma sala de provas e um espaço reservado à vinoterapia.

Tendo o néctar da uva como ponto de partida, o objectivo do hotel passa também pela vertente cultural os hóspedes vão poder assistir às diferentes etapas da produção de vinho, desde a plantação à rotulagem das garrafas, terminando na prova. O projecto, gerido pela empresa RDPE, pretende atrair turistas de classe alta e média-alta, que incluam a Quinta da Murta no seu roteiro por Lisboa.

"O nosso alvo são as pessoas que gostam de apreciar vinho e que têm interesse por tudo o que lhe diz respeito", Francisco Castelo Branco, proprietário da Quinta da Murta e autor do projecto hoteleiro, que acredita que os visitantes vão encontrar neste espaço "uma resposta à crescente curiosidade pelo universo do vinho".

Origem

Em 1999 surgiu em Bordéus, França, o primeiro complexo turístico a desenvolver a vinoterapia. O êxito deste hotel levou outros países a desenvolverem projectos semelhantes.

Filosofia

A vinoterapia consiste num tratamento corporal à base de extractos de uva, molhos, folhas, vinhos e óleos derivados, que ajudam a relaxar.

Benefícios

A terapia do vinho tem um grande poder antioxidante e tonificante, que mantém a pele jovem e elástica. Além disso, previne problemas cardíacos, ajuda a perder peso e combate ainda o stresse.

Circuitos

Uma das inovações deste projecto é a possibilidade que dá aos visitantes de percorrerem os trilhos de vinha da quinta, com um guia que vai explicando as especificidades de cada casta.

Na opinião de Francisco Castelo Branco, este tipo de projectos contribui para preservar a zona norte do concelho da exploração imobiliária, ao mesmo tempo que dinamiza a localidade onde se insere, já que uma série de parcerias serão estabelecidas. A título de exemplo, será possível andar a cavalo na quinta, fruto de um protocolo com o Picadeiro de Bucelas.

A fama do vinho de Bucelas é bastante antiga, julgando-se que a cultura da vinha foi introduzida na região pelos romanos.

O Marquês de Pombal interessou-se muito pelo vinho de Bucelas e diz-se que com a finalidade de valorizar a cultura da vinha, importou algumas castas do Reno alguns autores, pelo contrário, afirmam que as castas do Reno são originários de Portugal e que teriam sido transportados para a Alemanha pelos Cruzados Teutónicos, quando da vinda da Terra Santa.

É, no entanto, no momento das Invasões Francesas que o vinho de Bucelas começa a ter renome internacional, quando é oferecido por Wellington ao Rei Jorge III, então Príncipe regente, tornando-se depois da Guerra Peninsular o consumo do vinho de Bucelas, um hábito da Coroa de Inglaterra.

A região de Bucelas fica situada no Vale do Rio Trancão, a 25 Km a norte de Lisboa tendo a zona sido demarcada por lei em 1911.

A maior densidade de vinha encontra-se nos vales, sendo os terrenos de constituição argilo-calcárea. A região possui um microclima específico, sendo bastante frio no Inverno e temperado no verão havendo, no entanto, grandes oscilações térmicas nesta época.

Amanha Falarei sobre os vinhos produzidos pela Adega da Murta.

Denise Silva Savaris. 25/06/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário