sábado, 27 de junho de 2009

QUINTA VALE DOS FORNOS


A Quinta Vale de Fornos está situada no concelho da Azambuja, em pleno coração do Ribatejo, sendo dirigida por Graciete Monteiro.

Inserida na Região do Ribatejo, com 200 ha de área sendo 70 ha de vinha, a Quinta Vale de Fornos apresenta características únicas, o que garante uma produção limitada e distinta, que ultrapassa os 200.000 litros de vinho/ano. Implantada em férteis terrenos argilo-calcários com declive bastante pronunciado, contrapõe a tradicional planície que caracteriza a região do Ribatejo, o que torna os seus vinhos bastante personalizados.

A Quinta Vale de Fornos está também equipada com uma adega de vinificação e de armazenagem cuja capacidade total chega ao 450.000 litros de vinho.

História da Quinta

A Quinta de Vale de Fornos foi adquirida em 1972 pelos presentes proprietários a D. Pedro de Bragança.
Na sua origem, esta propriedade foi mandada construir por Dª Antónia Ferreira (Ferreirinha) que posteriormente a ofereceu à sua filha por altura do casamento desta com o 3º Conde de Azambuja.
Diz-se que nesta propriedade estiveram alojadas as tropas de Napoleão durante as invasões Francesas; e pelos seus vinhedos terá também passado Cristovão Colombo a caminho da casa de D. João II em Vale do Paraíso, para comunicar ao Rei a descoberta do Continente Americano.
Dispondo de uma imponente casa senhorial datada do século XVIII; cuja traça e cor características das paredes sempre foram mantidas; a propriedade goza de uma forte tradição, tanto pela antiguidade como pelo património, como pela ligação a ilustres famílias da Nobreza portuguesa.

Envolvência Ribatejana.

A Quinta Vale de Fornos está incluída na Rota do Vinho do Ribatejo e nos Caminhos do Ribatejo.

Toda a envolvência vitivinicola da região ribatejana está presente na Quinta Vale de Fornos.

Os 70 ha de vinha da Quinta Vale de Fornos estão implantados em férteis solos argilo-calcáricos. Singularmente, não encontramos os terrenos de planície típicos da região ribatejana, mas vinhas de encosta com um micro-clima único na região, que favorece a maturação e transmite um “terroir” único aos nossos vinhos.
A casta branca Fernão Pires, encontra na nossa propriedade as características edafo-climáticas favoráveis ao seu desenvolvimento.
Para elaborar os nossos vinhos tintos escolhemos duas castas nacionais: Castelão (Periquita) e Trincadeira, e duas internacionais: Cabernet Sauvignon e Syrah, perfeitamente adaptadas aos nossos terrenos.
Com uma viticultura rigorosa, o acompanhar da maturação alcoólica, fenólica e aromática e vindima manual que nos permite separar os diferentes talhões de vinha, consegue-se matéria-prima de qualidade que vinificamos na nossa adega.
Para os nossos vinhos estagiarem e de forma a exaltarmos todas as suas potencialidades, não podíamos deixar de seleccionar as barricas de carvalho das melhores tanoarias nacionais e internacionais.

Um comentário: