domingo, 19 de julho de 2009

NEM TUDO QUE RELUZ É OURO!


Pois é quem já não ouviu essa expressão?.
Hoje vou falar qual a diferença entre Champanhe , espumante ,prosecco e cave.
E a diferença entre frisante e espumante.

Bom vamos começar por Frisante x Espumante.

O que diferencia um espumante de um vinho frisante é a quantidade de gás carbônico, as bolhas, dentro da garrafa. Este volume é medido por atmosferas de pressão. O vinho frisante é pouco gaseificado, com pressão de 1 a 2 atmosferas. O espumante tem entre 4 e 6 atmosferas, isso significa que pressão dentro da garrafa é seis vezes maior do que fora dela: o que explica por que a rolha estoura quando a garrafa é aberta.Vejamos, primeiro, as semelhanças: genericamente, todos eles são o resultado do ''aprisionamento'' do vinho ainda em fase de fermentação, com muito gás carbônico dentro da garrafa. Daí a denominação universal de espumantes, em suas diversas traduções: sparkling, em inglês, cava, em espanhol, sekt, em alemão e mousseux em francês.
Outros pontos em comum: todos são vinhos hospedados em garrafas espessas, por causa da efervescência e vedados por rolhas grossas, por sua vez protegidas por gaiolas de arame ou de ferro. E podem ser tomados como um drinque - a qualquer hora ''normal'' - ou para acompanhar o mesmo tipo de pratos: sushis, ostras, caviar, salmão, canapés frios e tartar.

Champanhe

Esta é regulamentada pela Appellation d’Origine Champagne é produzida dentro da Regiao demarcada de Champagne na França.É feito pelo metodo champanoise sendo que a segunda fermentaçao se dá na garrafa.Só pode ser produzidas com uvas pinot noir, pinot meunier (tintas) e chardonnay (branca). Se for produzidas so com uvas brancas é chamada de Blanc de Blancs.

Espumante

Espumante é um vinho que tem nível significativo de dióxido de carbono, fazendo-o borbulhar quando servido.As borbulhas de CO2 que se formam durante o serviço são denominadas perlage. Em alguns lugares do mundo a palavra champagne é usada como sinônimo de espumante, o que é vedado inclusive por algumas legislações..É um vinho fabricado da mesma forma que se fabrica um vinho branco tranqüilo, ao qual se acrescenta uma mistura chamada liqueur de tirage, formada de açúcar de cana e de leveduras diluídas. A adição desse componente é que vai produzir uma segunda fermentação no vinho base, que pode ocorrer dentro da garrafa (método champenoise) ou dentro de cubas de aço inoxidável (método charmat). Esta segunda fermentação será a responsável pelo acréscimo do gás carbônico, característica de um vinho espumante. No Brasil, a quase totalidade dos espumantes é fabricada pelo método charmat, porque o champenoise é muito caro. Existe o Asti espumante que é produzido na zona demarcada da Italia com o nome deConsorzio per la difesa dei vini tipici Moscato d’Asti e Asti Spumante em Piemonte.O asti espumante e o Moscato são elaborados com as uvas muscat (principal uva branca de Piemonte.

Prosecco

Prosecco (em esloveno Prosek) é uma casta de uva branca da família da Vitis vinifera, originária da região do Veneto, Itália. Seu nome também identifica o vinho branco espumante em cuja produção é empregada.Apenas duas regiões tem direito a denominação de origem controlada as vilas de Valdobbiadene e Conegliano. Vinhos de outras partes do Veneto são classificados com indicação geográfica típica.
E, agora, as diferenças, sendo que a mais significativa é que todo Prosecco é espumante, mas nem todo espumante é Prosecco. E por quê? Porque o Prosecco legítimo é produzido a partir de uma uva só, (varietal) do mesmo nome, originária do Vêneto. É um espumante consumido há mais de 100 anos na Itália, primeiro conhecido como frizzantin, que virou moda lá pelos anos 60, quando começou a ser servido nos barzinhos que circundam a Praça de São Marcos, em Veneza. Às vezes é misturado com suco de morango, prosecco con fragola, tomado mais por mulheres.


Cava(e)

Nome oficial dos espumantes produzidos na Espanha. É definido pela legislação como: "vinho espumante de qualidade produzido em uma região determinada, elaborado pelo sistema de segunda fermentação em garrafa, conhecido com método tradicional". Essas regiões estão principalmente na Catalunha, mas há algumas na Rioja e em Aragón. As uvas autorizadas são a parellada, xarel-lo, e macabeo. O Cava tem diferentes graduações de açúcar.

Conclusao :qualquer vinho que tenha espuma elaborado tanto pelo método champenoise como pelo charmat fora das regiões com denominação de origem são Espumantes.Quanto a quantidade de açucares a classificação dos espumantes é indicada pelas categorias:
Brut, Sec (ideal para aperitivos, entradas e refeições), Demi-Sec e Doux (acompanha melhor doces e sobremesas) .

Denise.S.Savaris 19/07/2009
Fontes:JB on line, Wikipédia.