quinta-feira, 23 de julho de 2009

Voce principiante quer saber como degustar um vinho?

Como sempre falo, a melhor maneira de se aprender a apreciar um vinho e conhecendo-o.
Não adianta só acharmos que o melhor e o que tem a maior nota, os melhores comentários.Você só vai saber se realmente ele é bom ao seu paladar se provar!!!
Vai aqui algumas dicas de como você pode reconhecer o que esta bebendo.

Ai vem a pergunta.....mas eu sou iniciante? e eu respondo .......
VOCÊ TEM A MAIOR ARMA DE TODOS OS EXPERTS NO ASSUNTO!!! SEU PALADAR
SALUTE!!!

INICIAÇAO A PROVA

Exame visual

Deve-se colocar uma quantidade de vinho correspondente a 1/3 ou, no máximo, metade do volume do copo
Inclina-se suavemente o copo num ângulo de 45º de modo a melhor visualizar a superfície de vinho a ser observado que se torna elíptica e, portanto, maior.

Devemos sempre observar:
Limpidez
Transparência
Brilho
Viscosidade
Gás
Côr

A limpidez do vinho é mais facilmente analisada se colocarmos o copo contra uma fonte de luz. Os vinhos de envelhecimento, formam depósitos no fundo da garrafa e, se agitados, dispersam-se no vinho. Excepção a esses vinhos, todo vinho deve apresentar-se límpido, isto é, sem partículas em suspensão e sem depósito.

A TRANSPARENCIA de um vinho não pode estar turvo, deve portanto apresentar-se transparente. Isto pode ser constatado colocando-se por baixo do copo um papel contendo texto. Observando-se através do vinho deve-se conseguir ler a palavra. Vinhos deteriorados geralmente ficam turvos.


O BRILHO As características de limpidez, viscosidade e transparência reunidas causam reflexos intensos nos vinhos, os quais podem apresentar um aspecto brilhante. Em princípio, não é um sinal absoluto de qualidade, mas os grandes vinhos em geral apresentam brilho intenso.


A VISCOSIDADE Todo vinho deve apresentar viscosidade, que é uma certa aderência do líquido nas paredes do copo, Quando é agitada e colocada em repouso, o vinho escorrerá pelas paredes do copo, lentamente, denominado lágrima. A formação das lágrimas é devida à tensão superficial e evaporação de álcoois do vinho, especialmente o glicerol. Um vinho com pouca densidade é um vinho "aguado", escorre rapidamente nas paredes do copo, o que indica que esse vinho terá pouco corpo, e não terá na boca aquela sensação aveludada.

O GAS A maioria dos vinhos no mundo são vinhos "tranquilos", isto é, sem gás. Somente os vinhos espumantes (Champagnes, Asti, etc.), e os frisantes (Frascati, Lambrusco, Vinhos Verdes portugueses, etc.) devem apresentar gás carbónico, observável no copo.



A COR de um vinho deve ser examinada cuidadosamente, pois fornece informações importantes sobre o vinho. Depois da observação geral da cor, inclina-se o copo, e examina-se a superfície do vinho que tem forma elíptica. Poderão ser identificadas duas regiões: a região central ou olho  onde a cor é mais concentrada, e a borda periférica ou anel que tem cor menos concentrada, pois o volume de vinho é menor nessa região e a cor fica esmaecida.
Com o envelhecimento, os vinhos tintos vão tomando tonalidade alaranjada e chegam até à cor de tijolo. Embora o olho possa ainda estar vermelho intenso, a mudança começa a ser percebida no anel. Já nos brancos o envelhecimento provoca mudança de cor amarelo palha para dourado.

UM RESUMO DAS PRINCIPAIS VARIAÇOES DE CORES.

TINTOS JOVENS: De violeta pálido a rubi intenso
TINTOS MADUROS: De rubi pálido com reflexos alaranjados a marrom tijolo (âmbar)
BRANCOS JOVENS: De amarelo palha com reflexos esverdeados ou com reflexos dourados
BRANCOS MADUROS: De levemente dourado a intensamente dourado
ROSÉS JOVENS: De rosa claro à rosa escuro
ROSÉS MADUROS: De rosa escuro com reflexos dourados até âmbar

EVOLUÇAO DA COR.




FALAREI DEPOIS DO OLFATO.

ESPERO QUE TENHAM GOSTADO.

DENISE S.SAVARIS 23/07/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário