sábado, 30 de maio de 2009

UM BRINDE AO VINHO X BELEZAX SAUDE


Um brinde ao vinho!

Ele é presença certa nas festas de fim de ano. Também pudera, além do aroma, do sabor e do requinte, o vinho é um grande aliado da saúde!


Nos jantares mais sofisticados ou românticos, nas festas de final de ano, nas comemorações. À mesa, lá está ele: o vinho. E, olha, esse costume não é de hoje. Essa bebida já é consumida desde os tempos mais remotos. Inclusive, conta-se que os vinhos tintos e brancos sempre tiveram um papel importante na medicina, desde a Antigüidade até o século 18. Eles costumavam ser misturados com ervas medicinais e utilizados para combater diversas doenças. Inclusive, como conta a nossa colega Sonia Melier na sua coluna "Amigo do coração", já foram encontradas receitas de remédio à base de vinho em papiros egípcios e plaquetas sumérias datadas de 2200 a.C. Hoje, propaga-se - com respaldo em muitos estudos científicos, é claro – que duas taças de vinho tinto por dia são excelentes para a saúde do coração. Mas, afinal, quais são os segredos por trás dessa milenar bebida?

Bem, essa moda começou quando pesquisadores começaram a se perguntar como é que os franceses, que têm uma culinária rica em coisas gordurosas, como manteiga, queijos gordos e cremes à base de leite morriam menos do coração do que outros povos, como os americanos, alemães e ingleses. E, depois de muito observar os hábitos de alimentação, descobriram que o segredo estava no copo. Ou melhor, no cálice. Mais do que outros povos do planeta, os franceses bebiam vinho tinto. O velho hábito de beber um cálice durante as refeições assegurava um coração saudável.

Por dentro da bebida

Pesquisas estimam que o vinho tenha, em sua composição, aproximadamente duzentas substâncias. Só de vitaminas, estão presentes A, B e C, além de treze minerais essenciais. Mas os compostos que beneficiam a saúde estão em sua maior matéria-prima: as uvas. E vocês nem imaginam o que eles são capazes de fazer. Só o resveratrol, que é uma substância sintetizada pelas videiras para proteger as uvas de infecções por fungos, é multifuncional.

Devido ao seu potencial antioxidante, ele ajuda a combater o mau colesterol (LDL), o que já é um primeiro passo para reduzir o risco de doenças cardiovasculares. "Ao resveratrol são atribuídas propriedades protetoras da camada interna das artérias. Ele atua como anti-agregante plaquetário, reduzindo a oxidação do colesterol ligado às lipoproteinas de baixa densidade e aumentando a fração de colesterol bom, o HDL", explica o cardiologista da Casa de Saúde São José, Dr. Bruno Hellmuth. Além disso, o resveratrol possui atividade antiinflamatória. E tem mais: em fase de estudos, está uma teoria de que essa substância seja um bom agente de prevenção do câncer, inibindo a formação, o estabelecimento e até o progresso do tumor.

O vinho ainda tem mais substâncias do bem, como as procianidinas, substâncias naturais extraídas da polpa da uva. Elas aumentam a resistência das fibras colágenas, deixando as paredes dos vasos sangüíneos mais fortes. Outras são os taninos, presentes na casca da fruta, que trabalham a favor da preservação do sistema imunológico, impedindo a destruição dos linfócitos de defesa.

Pensa que acabou? Tem também os flavonóides, que têm propriedades antioxidantes, ou seja, protegem o organismo da ação dos radicais livres, que promovem o envelhecimento. Dentro desses flavonóides, há dois agentes, quercitina e a luteonina, que, além de impedir que os efeitos das gorduras cheguem ao coração, ainda têm poder antioxidante maior do que o da vitamina E.

O vinho na beleza

Até mesmo os spas e as empresas de cosméticos do mundo todo estão se rendendo ao vinho. Hoje, a vinhoterapia está presente em produtos de diversos fabricantes nacionais – entre eles, O Boticário e a Aromas Naturais e internacionais, como a Caudalíe –, que lançaram produtos inspirados nas fragrâncias e nos poderes antioxidantes do vinho. Há de tudo: perfumes, esfoliantes e cremes inspirados em uvas malbec, banhos à base de cascas e sementes da fruta, massagens...

Segundo especialistas, assim como a bebida, os cosméticos derivados do vinho tinto são grandes aliados de quem gosta de cuidar da beleza. Depois de muitas pesquisas, descobriu-se que os polifenóis e as vitaminas presentes na uva retardam o envelhecimento da pele, hidratam e ainda dão firmeza à epiderme, pois renovam as fibras de colágeno e elastina. Ou seja: além de cuidar do coração, o vinho também dá uma força extra à nossa aparência.

Vinho tinto x outros vinhos

Mas por que se fala tanto em vinho tinto como o melhor amigo do coração, enquanto o branco e os rosés ficam de fora? Boa parte da culpa é do resveratrol, cujas concentrações mais elevadas são encontradas em uvas roxas e vermelho-escuras. Vinhos brancos e rosés têm resveratrol, sim. Porém, como os métodos de processamento variam de vinho para vinho, o tinto sai na frente. Isso porque, nos tintos, as cascas das uvas são incorporadas durante a fermentação do suco da fruta, durante o processo de fabricação do vinho.

Abuso, não!

Com tantos benefícios para a saúde, é lógico que a bebida é recomendada. Desde, é claro, que seja consumida com moderação. Estudos mostram que dois cálices de vinho tinto por dia são suficientes para proteger o coração. Mais do que isso, é exagero. Segundo estudiosos, 100 ml por dia já bastam. "O vinho contém álcool e é tóxico, contribuindo para danos sérios no fígado e no cérebro. Também marca presença em muitas espécies de cânceres, desordens no sangue e na pressão arterial, por exemplo", cita Sonia Melier. Então, para os mais empolgados, existe um limite? Sonia diz que depende de cada pessoa. Por isso, o conselho de um médico é fundamental. Então, lá vai ele: "O consumo de vinho está contra-indicado para pessoas com tendência ao etilismo. Apenas doses exageradas são tóxicas para o músculo cardíaco, podendo provocar quadros de insuficiência cardíaca aguda e arritmias graves", diz o cardiologista Bruno Hellmuth.

A boa notícia é que quem não é chegado em bebidas alcoólicas – ou ainda não tem idade para consumi-las – também pode usufruir de todos os benefícios acima citados. Como a maioria das propriedades vêm da própria uva escura, basta ingeri-la com casca ou beber o suco natural.

Boa forma

Depois de tudo isso, a gente fica pensando: será que, para potencializar os efeitos do vinho sobre a saúde, não é preciso também praticar atividades físicas e ter uma alimentação equilibrada? O Dr. Bruno diz que são medidas importantes, ainda mais se somos cuidadosos com o que comemos, porém... "Na verdade é o inverso: o consumo moderado de vinho é que pode potencializar os efeitos benéficos das atividades físicas e alimentação equilibrada", ressalta. Ficou surpresa? Nós também.

texto escrito por:
Anna Mocellin

Nenhum comentário:

Postar um comentário