quinta-feira, 28 de maio de 2009

VINHO SEM MEDO E SEM FRESCURA


Vinho sem medo e sem frescura


Mês passado li um relato de uma pessoa que não gosta de vinho e passou por uma experiência extremamente decepcionante junto a um grupo comumente conhecido como enochatos. Veja bem, os detalhes do aprendizado que as pessoas têm em sociedades secretas, deve ser mantido no núcleo dos iniciados. Esta deveria ser a regra número 1 de todos grupos enochatos. Quem leu o livro mais famoso do Dan Brown, Código da Vinci, vai se lembrar que a personagem principal teve um choque que repercutiu por toda sua vida, ao ver um ato extremamente natural, mas dentro de um contexto em que ela não era iniciada.

Para quem tem medo de gostar de vinho, é fundamental saber que o vinho é o seu momento, o seu gosto e o seu prazer. Preço, tipo de uva, ano de colheita, tempo de engarrafamento, origem, harmonizado com que prato, taça e temperatura, entre outros, são detalhes que pouco farão diferença para você bebê-lo e apreciá-lo. Para que o vinho te ofereça todo o potencial que você é capaz de absorver dele, só é necessário você estar bem acompanhado e com espírito leve.

É verdade também que além dos comentários fora de contexto de enochatos deslocados de seu grupo de iniciados, existe também o medo de fazer um mau investimento na compra de um pequeno grupo de garrafas. Será que o supermercado é um local onde se possa adquirir um bom vinho? E o cara engravatado da loja especializada vai me responder que vinho poderia comprar para acompanhar determinado evento, sem empurrar um qualquer e caro? Pedir ajuda para o enochato está fora de questão, certo?

Se você não tem medo de perder o medo de se apaixonar por esta bebida ímpar, a Editora Peixes lançou este mês a revista Gula, edição especial, Guia Vinhos 2006 (R$ 9,90). Eles testaram mais de 2000 vinhos de 14 países e os classificaram dentro de faixas de preços. Os cinco níveis de classificação vão, de forma decrescente, desde CA - Campeão, um vinho excepcional em sua faixa de preço, até AP - Aprovado, um vinho sadio e aceitável em sua faixa.

O grande destaque brasileiro, foi o Casa Valduga Duetto Cabernet Sauvignon/Merlot 2001 da Casa Valduga, que custa menos de R$ 35,00 e é um grande presente para o dia dos pais.

Outros vinhos brasileiros bem classificados, com preços na faixa dos vinte reais e que podem ser encontrados na prateleira do supermercado que você costuma freqüentar, ou na delicatessen do seu bairro são: Anticuário (2002), Aurora Reserva Cabernet Sauvignon (2002), Dal Pizzol Merlot (2004), Miolo Reserva Cabernet Sauvignon (2004), Pizzato Reserva Merlot (2003), Salton Volpi Merlot (2003), Aurora Chardonnay Reserva (2005), Clos de Nobles Riesling (2005), Família Piagentini Sauvignon Blanc (2006), e muitos outros.

Não se preocupe que o enochato dite que o vinho deve ser consumido à temperatura ambiente. Use a temperatura ambiente de sua geladeira, pelo tempo que achar conveniente. Nem dê atenção se ele, o enochato, comentar que um prato de caça com pêlo se harmoniza com um tinto maduro robusto. Você comprou a peça de carne já limpa e nem imagina se o bicho tem pêlo ou pena. Use o vinho que estiver à mão, ou compre o que você já gostou. Enfim, os melhores vinhos não são os mais caros, ou mais antigos, ou os do velho ou novo mundo. Os melhores vinhos são aqueles que você bebe bem acompanhado e que te dão prazer.

Mas se depois de experimentar muito, e já sem medo, quiser conhecer um pouco mais, vale ler o livro Os Segredos do Vinho de José Osvaldo Albano do Amarante (Ed. Summus - 566 páginas - ISBN: 8588641046). Custa entre duas a três garrafas dos vinhos que listei acima. Aos poucos você irá apurando seu paladar e a cada garrafa aberta, mais um pouco apaixonado ficará. Só não pratique o enochatismo fora do contexto do grupo de iniciados.

ESSE POST FOI RETIRADO DO BLOG DO NELSON:http://pomeu.com/vinhos/vinho-sem-medo-e-sem-frescura/

3 comentários:

  1. Um artigo bastante objetivo, com as citações dos nomes (marcas) dos vinhos e sem a chatice de quem sabe que entre os verdadeiros apreciadores de um ótimo vinho, fazer a distinção entre locais, acompanhantes e bebidas é uma obrigação.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Venha conhecer nosso restaurante, pelo menos uma vez ao mes fazemos um menu de harmonização. É uma noite bem gostosa a um preço muito bacana !!! www.gusta.com.br

    Abraço Adriana Caetano

    ResponderExcluir
  3. Olá Denise, tropecei aqui no seu blog por conta desse post que você me deu a honra de republicar. Muito obrigado.
    Abraços, sucesso e excelentes vinhos. ;-)
    Nelson

    ResponderExcluir