quinta-feira, 18 de junho de 2009

COMO LER UM ROTULO.


Como ler um Rotulo.

A primeira coisa que vemos quando compramos um vinho é a Garrafa e o Rotulo.
A nao ser que voce ja tenha ou possa provar o vinhos antes da compra, o rotulo e a fase mais importante de uma aquisiçao.Pois com ele voce podera tirar todas as suas duvidas referente a esse liquido tao combiçado.Atraves do rotulo vc vai ter informaçoes primordiais a respeito do Vinho a ser degustado como: a variedade
das uvas, a safra que pertence, a vinicula que foi produzida, grau alcoolico etc.
Assim como nao podemos determinar nada pela aparencia , voce tbem nao pode julgar um vinho somente pelo rotulo.
Apesar de ser uma tentaçao comprarmos qualquer coisa pela visao que muitas vezes nos da uma sensaçao de bem estar vai ai uma dica que os antigos ja diziam. " Por fora pode ser bela viola, mas por dentro um pode-se ter um pao bolorento". Seria muito facil escolher um vinho somente pelas belas garrafas e por seus lindos rotulos!.
Mesmo voce nao tendo garantia de ter escolhido um bom vinho so pelo visual do rotulo e atraves dessa etiqueta que voce vai poder tirar a maioria das duvidas de sua compra.
Eles vem de todas as formas e tamanho: alguns infelizmente vao te dar informaçoes precarias com um minino de dados necessarios, mas alguns vem com uma grande abrangencia de informaçoes.Aprender o que vai ler em um Rotulo podera ajuda-lo a ter algumas indicações sobre o que esperar de um determinado vinho.
Observe a frente do rotulo onde voce podera ver o Nome do vinho e de onde vem as uvas, o nome da pessoa ou responsavel pela sua
produçao, o teor alcoolico e o volume em ml.
Os produtores devem enviar seus rotulos a um Orgao Governamental para garantir que as exigencias legais devem estar sendo cumpridas.
Olhe os rotulos para obter respostas como:
Quem fabricou o vinho?Pois a qualidade do vinho depende muito da reputaçao do produtor, pois como a maioria dos vinicultores
possuemn um estilo personalizado, isso ajuda muito no processo de seleçao.
O rótulo (normalmente o de trás) também indica a extensão da ligação do produtor com o seu vinho. A mais alta designação é "cultivado, produzido e engarrafo por" que garante que a vinícola que consta no rótulo cultivou as uvas, produziu e engarrafou o vinho, completando o processo. Se a etiqueta informa que foi "produzido e engarrafado por" o fabricante prensou as uvas e produziu o vinho. Entretanto, se o vinho foi fermentado em outro lugar, então a frase pode informar "envelhecido e engarrafado por". A frase "produzido e engarrafado por" revela que o fabricante usou as uvas que prensou, com o vinho que foi fermentado em outro lugar.

Qual é o tipo de vinho? Se aparece o nome da variedade da uva no rótulo, o vinho foi feito inteiramente ou predominantemente dessa uva. Quando dois ou mais tipos de uva são descritos, então é um vinho de corte, uma mistura das duas uvas. Às vezes, entretanto, como é o caso dos vinhos do Velho Mundo, uma região produtora ou designação da origem é informada ao invés da variedade da uva. Neste caso ainda é possível determinar quais as variedades de uvas usadas, apenas requer um pequeno esforço de sua parte. Você precisará saber, por exemplo, que o italiano Chianti usa as uvas Sangiovese e o francês Puligny-Montrachet é feito das uvas francesas Chardonnay. Algumas pessoas acreditam que o nome da região produtora poderá ser mais informativo que o nome da variedade da uva, porque diferentes regiões possuem solo, clima e práticas de viticultura diferentes, e todos estes fatores alteram o sabor do vinho.

Onde cresceram as vinhas? A região produtora ou a denominação no rótulo informa a origem das uvas usadas para a produção do vinho. Poderá ser tão grande quanto o Estado ou região, como na Califórnia ou Borgonha, caso em que as uvas vieram de duas ou mais regiões produtoras dentro dos limites do estado ou região. Denominações mais específicas incluem um município ou sub-região; uma área de produção dentro de um município ou sub-região, como Napa Valley (dentro do município de Napa); e uma subdenominação dentro de uma maior, como Oakville (uma área dentro de Napa Valley). Uma designação até mais específica é o nome da vinicultura dentro da denominação. Como regra, quanto mais específica é a designação da procedência, melhor é a qualidade do vinho.

Que idade tem o vinho? A data da safra nos diz o ano em que as uvas foram colhidas para produzir o vinho. Se não aparece a data da safra na etiqueta ou no gargalo, o vinho produzido é de safras diversas. A safra pode ser uma parte importante da informação ou também pode significar muito pouco. Como a mesma variedade de uva que cresce em dois lugares diferentes pode produzir vinhos com gostos diferentes, então o ano das uvas em duas diferentes regiões também pode afetar a qualidade do vinho que elas produzem. Condições climáticas tais como o volume de chuva, temperaturas altas e baixas podem afetar a qualidade das uvas e, conseqüentemente, o sabor que terá este vinho. Entretanto, por causa dos padrões de clima que não diferem tão drasticamente em algumas partes do mundo quanto em outras, a data da safra também pode significar muito pouco para certos vinhos. Poderá ser difícil escolher. Felizmente, as publicações sobre vinhos fazem isso por você, analisando safras na base da qualidade. Essa informação poderá ser útil na hora de fazer a compra, especialmente quando se trata de um vinho caro.

Em que um vinho poderá diferir do outro? Algumas designações especiais se referem a técnicas de produção que distinguem um vinho do outro, como por exemplo a fermentação em barril, ou o não-filtrado, que fará o vinho mais atraente, dependendo da preferência pessoal do consumidor. Outras condições tais como reserva, reserva pessoal, seleção especial, seleção de barril, vinhos envelhecidos e "state bottled" (vinhos engarrafados na própria vinícola e uvas originárias da própria vinicultura) indicam uma distinção de qualidade. Em alguns casos, uma designação especial não possui uma definição legal; isso significa que é a vinícola que estabelece. Um exemplo é a Reserva, para a qual há uma definição legal em partes da Europa, mas nenhuma no Novo Mundo. O termo implica que o vinho é submetido a padrões mais altos de maturação ou envelhecimento e isso pode ser verdade para um vinho assim etiquetado, justificando o seu alto preço. Entretanto, como o uso desse termo não está regulamentado, os vinicultores podem usar a palavra "reserva" no rótulo simplesmente para fins atrativos no mercado. A reputação do vinicultor deveria oferecer alguma orientação no sentido da designação ser procedente ou não.

Nos vinhos dos EUA, o uso dos termos "estate bottled" é submetido a restrições legais. Essa frase indica que o vinho foi engarrafado onde foi produzido e as uvas vieram da própria vinicultura ou de uma vinicultura arrendada a longo prazo. Para os vinhos franceses, château e "domaine-bottled" significam a mesma coisa. Veja a frase "mis en bouteille au château" em um vinho Bordeaux e "mis em bouteille au domaine" em um vinho Borgonha.

Qual é o teor alcoólico do vinho? Isto é normalmente informado como percentual por volume, por exemplo 12,5% por volume. Quanto maior a percentagem do álcool, mais forte é o vinho.

Qual é a quantidade de vinho na garrafa? A quantidade é normalmente informada em mililitros. Uma garrafa padrão é de 750 ml. O magnum, equivalente a duas garrafas padrão, tem 1.500 ml. Vinhos europeus podem indicar a quantidade em centilitros; uma garrafa padrão tem 75 cl. A indicação da quantidade geralmente é feita na etiqueta do verso na garrafa americana e na da frente em uma garrafa européia.


Fontes ultilizadas:
Steve Pitcher - howStufforks.

DeniseS.Savaris Santos 18/06/09.

Nenhum comentário:

Postar um comentário