quarta-feira, 10 de junho de 2009

COR DE VINHO.....CONVITE A PAIXAO.


Cor de vinho, convite à paixão

Este tom vestiu reis, rainhas e seus aposentos. Portanto, faz lembrar a nobreza. Prato de cerâmica com detalhe de alpaca, da L'oeil, e taça de cristal, do antiquário Azul Cobalto. Ao fundo, tecido indiano da Cor do Sol.

Os tons de vermelho-profundo transmitem ardor, instintos selvagens e sensualidade. "A cor vinho tem a mesma vibração do signo de Escorpião, o mais sensual do zodíaco", revela a astróloga gaúcha Adriana Guedes de Azevedo. "Os nativos desse signo são admiradores dos amores ardentes, dramáticos, misteriosos", diz Adriana. "Também gostam dos prazeres proporcionados pelos cinco sentidos, da boa mesa, do conforto e do bom vinho compartilhado a dois...", assegura ela.

Essa cor tão especial também é associada à riqueza e aos ambientes luxuosos. Os pigmentos vermelhos usados para tingir mantos reais e tecidos usados em castelos e palácios eram extremamente caros e raros. E um vermelho profundo e vibrante necessitava de pigmentos de ótima qualidade - e em grande quantidade. "Por essa razão, a cor vinho virou sinônimo de luxo e riqueza", conta a paulista Patrícia Garcia, pesquisadora de psicodinâmica das cores, de São Paulo.

O líquido vermelho-intenso extraído das uvas batizou a cor vinho. É também chamada de bordô, palavra que vem de Bordeaux, região onde crescem alguns dos melhores vinhedos da França. O vinho Bordeaux, escuro, aveludado e denso, acompanha pratos de carne em jantares sofisticados. A mitologia grega apresenta o deus Dionísio, ou Baco, para os romanos, como o deus do vinho, da alegria e da sensualidade. Filho de Zeus com a amante Sêmele, perambulou pelo mundo ensinando a arte da vinicultura. O vermelho-profundo da bebida dos deuses tinha o poder de liberar paixões e abrir os corações dos homens. Assim Dionísio poderia conseguir espaço e provocar a alegria e o êxtase divinos. Conhecido esse supremo prazer, os homens não esqueceriam mais de procurá-lo.

A cor vinho também está intimamente ligada ao sagrado. No antigo Egito, e também em Roma, o bordô, o vermelho-púrpura e o escarlate eram associados à justiça, à nobreza espiritual e aos rituais sagrados. Os místicos muçulmanos acreditam que o amor de Deus é embriagador como o vinho e amam sua cor. "O vinho significa a bebida do amor divino, que gera a embriaguez e o total esquecimento de tudo o que existe no mundo", escreveu Nabolosi, especialista em textos sagrados dos países árabes.

Púrpura e vinho também são usados pelas mais altas autoridades religiosas da Igreja Católica, como bispos e cardeais. Principalmente porque estão associados ao próprio vinho, que, na tradição cristã, representa o sangue de Cristo e o seu sacrifício em nome dos homens. Do mundo sagrado ao profano, a cor de vinho lembra o amor - em todas as suas variações.


Texto: Liane Camargo de Almeida Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário