segunda-feira, 15 de junho de 2009

UMA CRITICA CONSTRUTIVA. VINHO SEM FRESCURA!


Ola Amigos!!!

Como é início de semana, vou desejar uma semana abençoada a todos!!
Hoje vou me aventurar a escrever um pouco sobre esse mundo tão interessante
o Mundo dos Vinhos.
O Mundo dos vinhos sempre rende boas conversas entre uma garrafa e outra neh!!
Por esse motivo existem os Enófilos , apreciadores de vinhos com grande conhecimento da matéria e os Sommeliers, aqueles profissionais que ficam a sua disposição nos Restaurantes para nos dar a melhor orientação e opção de escolha.
Mas como nada no mundo são flores, surgiu também junto a estes profissionais uma categoria não muito agradável...rsrsrrs... Vcs já sabem de qual estou falando?.....
isso mesmo os ENOCHATOS.
Com o aumento pelo interesse de conhecimento nesse mundo maravilhoso, fez surgir essa classe de pessoas que por fazerem um curso básico se acham o supremo da quinta essência, e se aproveitam de qualquer ocasião para demonstrar seus "grandes conhecimentos".Sentam-se a seu lado e sem nenhuma humildade ou constrangimento começam a rodar suas taças e a passam a cheira-la como se delas surgem-se os maiores e melhores aromas que nem ele mesmo tem conhecimento...rsrsrsr....Que atire a primeira pedra quem nunca presenciou uma cena assim?kkkkkkk...to rindo muito!!!!
O vinho pode ter cheiro de "grama", "vinagre", "pimenta calabresa"..rsrsrrs mas estao lá firme e forte descrevendo os aromas como se fossem os maiores entendedores.
E é esse tipo de comportamento que muitas vezes espanta e inibe os iniciantes ao conhecimento e pior faz com que essa arte seja rotulada de pedante!.
Então amigos principiantes algumas dicas:
Em vez de se perderem e para não se tornarem uns "ENOCHATOS",não percam tempo procurando nos vinhos gostos e aromas diferenciados, procurem saber primeiro qual a diferença entre as uvas viníferas , as regiões onde são produzidas, os solos e climas em que são plantadas pois isso sim faz uma grande diferença na qualidade dos vinhos tomado.
Perca seu tempo aprendendo como se lê um rotulo e qual a melhor combinação da comida com a bebida.
A coisa mais importante que um leigo tem que saber é o que gosta.Primeiro procurar o sabor que mais lhe agrada e depois aquele que já provou alguns rótulos já pode começar a pedir pelas uvas.Hoje no Brasil existem uma infinidade de Vinhos e preços para todos os gostos.
O vinho é um aprendizado, entao começe pelo mais barato, claro que se tiver amigos gourmets ou pessoas que entendam do assunto fica mais fácil e rápido para aprender.Mas
comece com vinhos de valor acessível e vá vasculhando tudo que tiver na área até encontrar um vinho que realmente goste!!.
Muitas vezes a linguagem usada no mundo dos Vinhos assusta, mas nada que você de um modo simples não possa resolver.As revistas especializadas são uma boa alternativa, mas veja bem! elas são pra serem interpretadas e não seguidas ao pé da letra , pois vc tem que ter bom senso e não ser um imitador de tendências.
Agora é só por mãos ao copo..rsrsrs ...e se deixar cair na tentação!!!!

saúde.

Denise Savaris - 15/06/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário