quarta-feira, 26 de agosto de 2009

CASA DE CASAL DE LOIVOS


OLÁ!

Como alguns sabem sou representante comercial e estou me especializando em Vinhos Portugueses. Tenho degustado alguns vinhos excelentes e com preços justos.
Vou a partir de agora comentar entre os vinhos que represento e alguns bastante conhecidos.
Pra começar vou falar hoje sobre o CASA DE CASAL DE LOIVOS SAFRA 2006.Que não é minha representação mas um vinho bastante interessante.

Como em toda degustação foi uma grande experiência, mesmo porque como todos sabem os momentos contam muito para se apreciar uma bebida tão prazeirosa e o meu momento foi magico.

Recebi um convite familiar para um jantar onde o anfitrião era um Tio que não tinha
contato a algum tempo.Infelizmente as vezes nos distanciamos de pessoas que amamos pelo simples fato do nosso dia a dia.E essas ocasiões especiais nos mostram o quanto a família é importante em todos os sentidos.
Bom vamos falar do que interessa!!!rsrsrsr.
Pra começar fui recpcionada de uma maneira muito festiva com um Espumante Prosecco di Valdobbiadene D.O.C. Rústico - de amarelo palha com reflexo esverdeados aroma Notas de frutas brancas, flores e leves toques de vegetais.No paladar Leve, de estrutura suave e equilibrada. É cítrico, exibe notas de minerais e algumas frutas secas ao final. O perlage é persistente e bastante elegante.
Que Delicia!!!

Na realidade o jantar era A PIZZA. Pois para apreciar um Casa de Casal de Loivos realmente teria que ser uma excelente massa.
O casa de casal de loivos e um vinho tinto de origem Portuguesa. Essa pequena propriedade localizada acima do Pinhão e próximo a Alijo pertence ao Conselho de Casal de Loivos, vilarejo com pouco mais de 200 habitantes. Esse vinhedo de 1,6 hectares que abasteceu com uvas da mais alta qualidade a empresa Quinta do Noval, agora foi vinificado por Cristiano Van Zeller da Quinta Vale D. Maria juntamente com a enóloga Sandra Tavares, bastante concentrado e com teor alcoólico alto de 14,7%, mas que foi aberto algumas horas antes da apreciação tornando-se no copo um vinho com notas de madeira e frutas, como figo e amora. Alem de nuances de tabaco e especiarias um Paladar Encorpado e cheio, com taninos maduros e redondos tendo o final é muito persistente e complexo.
Uma grande escolha para uma reunião familiar e uma grande noite!
SAÚDE A TODOS.

DENISE SILVA SAVARIS 26/08/2009

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

PARA TODOS QUE GOSTAM DE UMA BOA LEITURA EDUCATIVA


Para quem gosta de ler e aprender

Depois de mais de uma quinzena sem aparecer,volto com uma dica muito legal para quem quer conhecer cada vez
mais esse mundo encantado.
Vocês já ouviram falar no livro " 1001 VINHOS PARA BEBER ANTES DE MORRER", claro que estou me dirigindo aos
iniciantes, pois acredito que a maioria dos entendidos se já não o leram pelo menos deram uma passada de olhos em suas paginas.
Para quem esta iniciando é uma excelente fonte para se tomar ciência das grandes safras, dos grandes vinhos e dos grandes produtores.
Através de sua leitura se tem a noção exata do que sempre venho falando.O MELHOR VINHO É AQUELE QUE GOSTAMOS!.
Um dos ditados mais antigos entre os melhores Enófilos "NÃO EXISTE GRANDES VINHOS,SOMENTE GRANDES GARRAFAS DE VINHOS" faz jus a este grande livro( grande literalmente) já que o mesmo consta em sua edição um total de
959 paginas, mas que nos da um prazer infinito em lê-lo, pois alem de suas ilustrações consta um grande numero de rótulos , safras e produtores do mundo inteiro.
Nele se nota que cada vinho tem vida própria e que de um mesmo barril pode-se originar-se grandes garrafas e até algumas que deixam apenas expectativas frustradas.
Como em qualquer mercado o vinho também não é diferente e tentam sempre convencer a todos nos que a qualidade e algo objetivo e mensuravél.
Sabemos que isso infelizmente nao é verdade pois como no amor : isso não se explica!.
O vinho é um mercado milagroso!.não pode ser patenteado mas podem ser imitados, claro que até certo ponto, pois a cada colheita em todo o mundo surgem resultados previsíveis e imprevisiveis. e se isso realmente pudesse acontecer o mercado e universo do vinho ficaria sem sentido.
Apesar do numero de paginas e do peso da leitura...rsrsrs....voce consegue viajar a todos os lugares de produção e as vezes até mesmo sentir o paladar em sua mente
de alguns vinhos.
Vale a pena comprar!
E´um grande guia de vinhos que pode agradar seu paladar, seu bolso e a época ideal para consumi-los.
Não sou garota propaganda da editora...rsrsrsr..mas se quiserem me presentear com uma boa garrafa de vinho será muito bem vinda......( brincadeirinha).
Saúde a todos.


Livro: 1001 vinhos para beber antes de morrer
Editor Geral: Neil Beckett
Prefacio de Hugh johnson
Editora: Sextante.

Denise S.Savaris 24/08/2009.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

VOCE JA TOMOU UM PORRE DE VINHO?

Arg....hoje fiquei aqui pensando......Falamos tanto em vinhos , em degustaçoes,ai pensei....aiiiiii quem ja nao tomou um
porre ?
E de vinho entao?
Voces sabem porque os porres de vinhos sao os piores?.
Quantas vezes ja ouvimos...A MELHOR CURA PRA RESSSACA E BEBER MAIS....
Quem nunCa exprimentou a sensação de: dores de cabeça, secura na boca, tontura, mal-estar generalizado
como ansiedade, insonia, etc.....

Entao vamos lá a explicaçao teorica....ja que na pratica alguns ja sabem...rsrsrrsrs.


O álcool, quando consumido, faz com que a glândula pituitária (no cérebro) iniba a produção de um hormônio antidiurético (vasopressina), causando a fraca reabsorção de água pelos rins, que a mandam direto para a bexiga, desidratando o sujeito (uma bebida com teor alcoólico de 15%, como o vinho, causa a perda de uma vez e meia da quantidade de líquido consumido. 100ml de vinho = 150ml de água excretada).
A impressão de boca seca é um sinal de que seu corpo está muito desidratado e precisa de água urgentemente.
A dor de cabeça é causada pelos órgãos do corpo que, ao tentar se repletar, roubam água do cérebro, fazendo-o encolher e repuxar as membranas que o ligam ao crânio. Cérebro encolhendo. Que divertido.
A urinação excessiva também elimina sais e potássio (necessários para o bom funcionamento dos músculos e nervos) e as reservas de glicogênio (uma fonte básica de energia) do fígado, causando fraqueza, falta de coordenação motora e, às vezes, tremedeira.
As bebidas escuras, como vinho, uísque e tequila, são piores pois contém mais toxinas congêneres (impurezas provenientes do processo de fermentação mas necessárias para dar gosto às beveragens) que bebidas claras, como vodka, gim e cachaça. Mas isso é só um fator que ajuda na potência da ressaca.
O consumo exagerado do etanol acarreta a depleção de uma enzima no fígado, que absorveria o impacto em condições normais (de pouca bebedeira). Mulheres têm menos dessa substância e por isso a delas acaba mais rápido, piorando a ressaca e aumentando o tempo de recuperação.
LISTAS DE COISAS QUE NAO FUNCIONAM
BEBER MAIS: AFFFF.. isso é suicido!!!, continuar o porre e o mesmo que martelar os outros dedos depois de uma topada!Os efeitos parecem estar diminuindo mas é porque o individuo esta se embebedando mais e com isso se anestesiando.Mas o depoissssssssss....
CAFÉ :estimulante, bom para combater temporariamente a fadiga, mas piorando-a quando o efeito passa; vasoconstritor, tem efeito contrário ao do álcool, que faz os vasos incharem, causando cefaléia, mas também diurético, eliminando ainda mais água, fazendo os miolos encolherem mais.
ASPIRINAS: C U I D A D O ! Se tiver paracetamol ou cafeína na composição, CORRA! Foi demonstrado que paracetamol, ou acetaminofeno piora a sensação do resultado do porre e podem irritar mais ainda o estômago

VERDADES

BANANAS:bom para reabastecer o potássio e o líquido perdidos e para aplacar a dor de barriga e liquefação fecal por conter fibras. Kiwis e bebidas esportivas (eletrolíticas) também repõem potássio.
SUCOS: as frutas contêm frutose, um açúcar que auxilia o aumento de energia no corpo, e vitaminas e nutrientes essenciais que podem ter sido perdidos durante e depois Da cachaçada.
AGUA:: o segundo melhor remédio. Beba água , como se não houvesse amanhã ou, caso haja, seja um amanhã seco e sem água. Beba MUITA água. Quando achou que tomou demais e o estômago já está fazendo barulho de pote, beba mais água.
PORTANTO " APRECIE SEMPRE E BEBA COM MODERAÇAO".
DENISE SILVA SAVARIS 12/08/2009

domingo, 9 de agosto de 2009

VINHOS SEM ALCOOL OU SUCOS DE UVAS???


VINHOS SEM ALCOOL OU SUCO DE UVA?



Vocês conhecem essa novidade?
Sim...Vinho sem alcool!. Autalmente no Brasil so existe um empresa que fabrica esse tipo de Bebida.
Assim como a Cerveja temos também a possibilidade do vinho sem alcool para espantar o bafometro.Quem pensa que vinho sem álcool e suco de uva são a mesma coisa, engana-se. O suco de uva é feito, geralmente, pelo cozimento da uva com açúcar e adicionado água. O vinho sem álcool é feito pela fermentação natural da uva (sem adição de água) e depois, desalcoolizado. Portanto são processos diferentes e com propriedades e benefícios diferentes.



A Sobrietà Bebidas Especiais comercializa há seis anos vinhos sem álcool produzidos na Serra Gaúcha. Desde o início da vigência dessa lei suas vendas deram um salto na ordem de 70%. Os vinhos são produzidos pela La Dorni feitos pela fermentação natural da uva, portanto com álcool como qualquer outro. Depois de finalizada a fermentação, o vinho passa por um processo de desalcoolização em Bandeirantes, no Paraná, onde é engarrafado. Durante esse processo não sofre nenhum processo químico, somente físico. Seus vinhos mantêm todas as características de um vinho normal: aroma e propriedades medicinais.
Claro que o paladar muda....Afinal de contas nao existe alcool.Nos vinhos suaves sobressai um gosto licoroso e os secos ficam com o paladar mais rascantes. Os produtores não contam, de jeito nenhum, o segredo desse processo que não deve ser simples, pois existem muito poucos vinhos sem álcool no mundo. Mas para os curiosos, informam apenas que não é um simples aquecimento para fazer o álcool evaporar.
Esse processo não é barato e leva a uma grande perda de volume inicial da bebida. Por exemplo, para se obter 1 litro de vinho tinto suave sem álcool são necessários 2,4 litros do vinho pronto, pois no momento da desalcoolização, além do álcool, perde água e outros componentes. Os flavonóides, no entanto, são encontrados numa proporção até 65% maior que nos vinhos com álcool. Para se fazer 1 litro do vinho tinto seco sem álcool precisamos de 3,5 litros do vinho tinto seco.
Os vinhos sem álcool não apresentam restrição de consumo. Destina-se a pessoas apegadas a tradições religiosas e a apreciadores que não podem mais consumir bebida alcoólica por portar algum tipo de doenças como diabéticos, doentes hepáticos, hipertensos, cardíacos, alérgicos a álcool e todas as pessoas que tomam medicamentos. Mas, mesmo pessoas que gostam de vinhos e não desejam efeitos colaterais que algumas doses de álcool podem trazer, como pessoas da terceira idade, teens e alguns naturalistas, podem apreciar os vinhos sem álcool sem restrições.
Portugal tambem lançou sem vinho sem alcool. A Jose Maria da Fonseca ( JMF) tem o "Lancers Rose Free", este é o primeiro vinho sem álcool a ser produzido e comercializado em Portugal.
E VIVA A TECNOLIGIA!.


DENISE SILVA SAVARIS 09/08/2009

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

VOCE SABE IDENTIFICAR A DIFERENÇAS DO VINHO DO PORTO?


Você sabe o que é Vinho do Porto? A maioria das pessoas responde que é uma bebida doce feita em Portugal e não muito mais que isso. Devem também não saber o significado de alguns nomes e siglas impressos nos rótulos e estranhar o motivo dos diferentes preços das garrafas expostas nos supermercados. Para comprar com segurança, sabendo o que vai levar, é preciso antes conhecer um pouco desse vinho e principalmente entender seus rótulos.

O Porto é um vinho da região do Douro, em Portugal, que sofreu adição de aguardente enquanto ainda fermentava. Com a elevação alcoólica, a fermentação pára e o vinho fica doce devido ao açúcar residual (existem também vinhos secos, menos comuns). Em seguida o vinho precisa envelhecer em madeira e na garrafa. O método de envelhecimento e a idade do vinho determinam categorias (também chamadas estilos ou tipos), todas identificadas nos rótulos através de nomes específicos. Conhecer o significado desses nomes é fundamental para esclarecer todas as dúvidas.




WHITE - é o único produzido com uvas brancas e envelhecido em madeira de 2 a 3 anos, podendo ser doce ou seco. No seco (dry), a adição de aguardente é feita no final da fermentação. Nenhum dos dois melhora depois de engarrafado.





RUBY - produzido com uvas tintas, é também engarrafado após 2 a 3 anos de idade e não melhora na garrafa. O nome é também uma referência à sua cor.







TAWNY - mesmo não ostentando nenhuma data no rótulo, é um vinho mais velho e mais elegante que o Ruby. Possui uma tonalidade de topázio queimado.







TAWNY COM IDADE - com prolongado estágio em carvalho, o vinho apresenta uma cor de mogno ou "aloirada." A idade mencionada no rótulo - 10, 20, 30 ou 40 anos - é uma média das idades dos vinhos de vários anos que compõe o lote. O ano do engarrafamento também é indicado no rótulo.








TAWNY COLHEITA - vinho de uma só colheita e envelhecido em madeira no mínimo por 7 anos. Os anos da colheita e do engarrafamento são mencionados no rótulo. Pode ser consumido logo após a compra, pois à exemplo de todos os outros Tawnys, não envelhecem na garrafa.






CRUSTED - vinhos de várias colheitas, envelhecido 3 a 4 anos em madeira e depois engarrafado. Quando não filtrado, tende a formar depósito.







LBV (Late Bottled Vintage) - vinho de uma só colheita, normalmente de boa qualidade, indicada no rótulo junto com o ano do engarrafamento. Envelhecido em madeira durante 4 a 6 anos, é filtrado antes do engarrafamento para evitar a criação de depósito.






VINTAGE CHARACTER - engarrafado após o envelhecimento de 4 a 5 anos em madeira, tem a data da colheita indicada no rótulo. Não se beneficia com estágio prolongado em garrafa.







VINTAGE DE QUINTA (Single Quinta Vintage) - vinho de uma só colheita indicada no rótulo e proveniente de uma determinada quinta e produzido somente em anos excepcionais. Engarrafados com 2 anos de idade, normalmente permanecem no estoque do produtor por até 10 anos. Vendido quando pronto para consumir, podem envelhecer ainda mais tempo em garrafa.







VINTAGE - vinho de uma só colheita indicada no rótulo e de inigualável qualidade. É o vinho mais fino e raro, pois representa apenas 2% de toda a produção. Produzido com uma seleção dos melhores vinhos de um ano excepcional, representa apenas uma pequena parte da colheita. As suas opulentas características organolépticas correspondem a vinhos que não se conseguem em mais de 3 anos em cada década.

MATERIA ESCRITA POR Ennio Federico http://winexperts.terra.com.br

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

MAIS IMPOSTOS??? OS VINHOS VAO VIRAR PIZZA???

AS NOSSAS TAÇAS VÃO VIRAR PIZZA TBEM?


Mais um novo imposto?selo?

O tema já esta sendo debatido e rebatido.
Mais que quente é um assunto pra la de fervente.Um novo imposto, ou seja, um tal selo fiscal pretende acabar de vez com o tal contrabando e consequencias .Alem de ser uma grande polémica É bastante conflitante as consequencias
desse novo imposto .Será um grande impacto no mercado de vinhos no Brasil e principalmente no bolso dos consumidores tanto a curto como a longo prazo.
Como disse o Sr Ciro lilla " Será o maior retrocesso que já se viu no mundo do vinho fino do Brasil".
Para que todos possam entender caso não tenham ciência do assunto o governo fez uma proposta para que seja implantado um imposto de R$ 5,00 por garrafa para os vinhos importados.
O governo é o grande interessado no aumento dos impostos,bem como na implantação do selo fiscal.já que antecipa a sua arrecadação, o que é altamente negativo, principalmente nos importados e pequenos produtores nacionais.
O pior de tudo isso seria como funcionaria ,pois qualquer produtor de vinhos nacional ou importado teria que comprar junto a Casa da Moeda do Brasil uma quantidade se selos correspondente ao lote a ser vendido e aplicar sobre a cápsula da garrafa.Imaginem o transtorno disso!Além do custo, pois o pagamento do imposto notoriamente seria antecipado ( ótimo pro governo), haveria um problema serio com o capital de giro e ainda retardaria uma entrega por no mínimo 60 dias.
Sem contar que além do custo existe o problema que selo vira dinheiro e ficariam os produtores sujeitos a roubos e perdas, sem contar com a Tao famosa burocracia
que nenhum produtor esta acostumado.
E a colocação desses selos?
Para os produtores grandes seria mecanizado e para os menores manual......Vocês estão imaginando o transtorno?
E o contrabando?..... Seria banido?
Balela neh!!!Hoje todos os vinhos importados já não tem que vir com uma contra-etiqueta em português onde consta o nome do importador?.....e esse rotulo não é muito maior que o selo?
Então é fato que se não existe essa etiqueta o vinho certamente é contrabandeado!!! só rindo...rsrsrsrsrsrsr.
Este problema se resolve é com uma fiscalização eficiente, não com um Imposto absurdo e abusivo!!!
Todos sabemos onde esta esse problema e de como infelizmente funciona.
Falta é vergonha na cara desses dirigentes para tomar as redias do País de forma correta e não implantando mais um Selinho para arrecadar fundos
para suas falcatruas.
Viva a impunidade legalalizada!!!


Denise silva Savaris 05/08/2009.