domingo, 30 de maio de 2010

A DIFICIL ARTE DE VENDER!


A difícil arte de vender!

Olá,

Muitos sabem que além de escrever algumas linhas sou na verdade uma Representante Comercial em outras palavras uma nata vendedora.
Conheço essa profissão e já a domino a mais de 20 anos, portanto posso falar dela com muita profundidade e certeza.
Vender é um " dom" que nos é dado quando nascemos, pois muitos tentam entrar nessa profissão e não consegue nem vender um alfinete.
Bem! porque desse assunto?
Resolvi falar nesse assunto pois hoje os produtores de vinhos do mundo inteiro vêem o Brasil como um grande consumidor da bebida do Deus
Baco.Claro que nosso percentual de consumo é muito baixo mediante as comparações de outros Países.Mas será que realmente temos esse potencial?
Afirmo que sim! só que com uma grande mudança que deverá ser feita pelos produtores que vislumbram ter seus nectars bebidos por nós brasileiros.
Primeiro precisamos fazer com que todos se consientizem que vinho é uma bebida viva ou seja um Alimento!
Segundo precisamos deixar de visualizar que essa bebida é só para a Elite ( conversa furada)
Terceiro precisamos nos aprofundar em seus benefícios.( coisa que já esta mais que provada pela ciência e pela medicina).
E por ultimo e mais importante fazer com que os produtores parem com essa mania de achar que o vinho no Brasil criam perninhas e saem das prateleiras das Importadoras, distribuidoras, super mercados e etc e vão direto pra mesa do consumidor.
Ora, todo mundo sabe que nada se vende sem um marketing bem feito, não adianta ser um vendedor nato se não existe apoio paras as vendas se concretizar.

A relação entre produtores e distribuidores/agentes comerciais (ou seja, aqueles que colocam os vinhos nos restaurantes, lojas e super mercados) é surpreendentemente distante. Existem inúmeros produtores de pequena e média dimensão (mesmo com marcas prestigiadas e bem conhecidas) que se demitiram totalmente da tarefa de vender ou de apoiar diretamente quem vende os seus produtos. Pior: muitos deles nem sequer se preocupam em saber, junto dos seus distribuidores, como estão a correr as vendas, quais as dificuldades encontradas e como contorná-las. O distribuidor funciona como uma apólice de seguro: “o vinho foi entregue, a minha tarefa está cumprida, agora é com vocês”.
Eu penso ter uma explicação para esta curiosa atitude. É que, para o produtor , toda a nobreza da sua atividade está em criar as uvas e produzir o vinho. Isso sim, é uma verdadeira arte, algo que dá estatuto social, reforçado pelo nome de família impresso no rótulo e pelas fotografias nas páginas das revistas. Para este tipo de produtor, vender, convencer um dono de restaurante a ficar com o vinho ou discutir cinquenta cêntimos com o comprador de uma cadeia de super mercados, é uma atividade menor, pouco nobre, quase diria nada "importante".

Claro que isso não é uma Regra eu mesmo tenho Representadas que me dão um grande apoio e me ajudam na divulgação, mas conheço muitos que acham que o fato do Brasil ser um enorme País é muito fácil vender seus vinhos.

Gostaria de ver o mesmo empenho e garra comercial (ou um décimo que fosse) nos produtores . Pelas razões acima expostas, e por outras conhecidas, cada vez é mais difícil vender vinho. É pois absolutamente necessário que os produtores se envolvam convictamente no percurso final dos seus vinhos até chegarem à mesa dos consumidores, ajudando a vender e a promover aquilo que, afinal, tanto trabalho lhes deu a produzir. Senão, qualquer dia, o produtor e seus vinhos farão o triste papel daqueles artistas que abundam entre nós, tão cioso da sua arte, mas tão distantes de quem a compra, que acabam orgulhosamente falidos e incompreendidos.

O BRASIL tem sim uma grande capacidade de consumo,mas precisamos e muito de um Marketing serio e honesto!

Fonte:http://www.revistadevinhos.iol.pt.

7 comentários:

  1. Denise,

    Em primeiro lugar parabens pelo artigo, estou buscando distribuidores para um excelente vinho espanhol, voce poderia indicarme o caminhos das pedras.

    carlos.farabello@gmail.com

    Att

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  2. vende-se vinho chileno PORTARL DEL ALTO gran reserva cabernet sauvignon

    jf@mondel.com.br juan monasterio

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  3. Denise,
    Gostei muito do artigo, a precisão nas colocações assertivas do mercado de bebidas, quanto a falta de apoio mercadológico e publicitário foi perfeito. Sem dúvida o mercado brasileiro tem um grande potencial de consumo, e certamente por um público ainda não trabalhado, e será o grande vencedor quem apostar nisto.

    Gostaria muito de receber dicas sobre representação e vendas de vinhos. Sou um vendedor nato, uma herança genética de família, amo este seguimento de mercado e a atividade primeira no mundo, a venda, e uma de minhas paixões. Caso não seja importuno a você, apreciaria receber dicas para iniciar a vender rótulos nacionais.

    louvera.rc@gmail.com

    Milton

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  4. Tenho vinho verde tinto para venda sou de Portugal deixo o meu contacto:. Psousafer@hotmail.com

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  5. Tenho vinho verde tinto para venda sou de Portugal deixo o meu contacto:. Psousafer@hotmail.com

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  6. Boa noite,
    Não sei se já conhece a nossa marca inspirada em momentos e emoções, com atitude e irreverente.
    Vinhos inovadores e de qualidade, reconhecidos nos 4cantos do mundo.
    ACREDITAMOS QUE O IMPORNTANTE NA VIDA É SABOREAR ...

    Mais informações aceda :
    HTTPS://1029.LYFETASTE.PT

    ou
    Miguelasb.net@sapo.pt .
    Atentamente , MIGUEL BARROSO

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  7. Em primeiro lugar quero lhe parabenizar pelo artigo, mas gostaria de sua direção neste seguimento, sou vendedor e gosto muito de inovação, digo inovação pois o Brasileiro não tem o costume em deliciar esta bebida, seria possível me auxiliar o caminho das pedras para vender este?

    Obrigado

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