terça-feira, 1 de junho de 2010

VENDENDO SONHOS!


Olá,

Hoje lanço uma pergunta!
Vender vinhos é vender sonhos?
Acredito que sim.Vender Vinhos ou qualquer alimento é vender um sonho!
Porque?
Todo mundo sabe que existe uma oferta muito grande de produtos indiferenciados.Para poder se destacar as Empresas produtoras devem conquistar o Imaginário do consumidor .
Ai entra o dreamketing que parte da premissa de que o sucesso do negócio depende de
interpretar e materializar os desejos mais profundos dos clientes. Trata-se de vender uma experiência.ou seja,Segundo essa nova corrente, as empresas vendem sonhos; os produtos e serviços são considerados apenas um meio de estimular os desejos mais profundos do consumidor.

Os sonhos são difíceis de definir e, mais ainda, de realizar: mudam o tempo todo e
nascem de nosso ser irracional, no qual predomina a paixão sobre a razão. São tão
confusos que, frequentemente, nem mesmo o cliente pode expressá-los com clareza. Para
descobrir os sonhos dos consumidores, as empresas devem ir além dos métodos
tradicionais, como a pesquisa de mercado, e adotar uma “plataforma artística”, na qual os sentimentos e a intuição prevaleçam sobre os números.



Por outro lado, não devemos esquecer o mais importante: que os sonhos não são
objetos específicos, mas estados de espírito; os produtos inspiram sonhos. Uma coroa,
por exemplo, desperta o desejo de reinar, e não o de ser dono desse objeto.
Para criar um sonho, o dreamarketer baseia-se nos motivos que impulsionam a compra.
É claro, vender um produto que satisfaz uma necessidade é mais fácil que detectar os
desejos do consumidor. Quando se trata de saciar a sede, é óbvio que basta um copo
d’água; mas para apreciar um vinho Grand Cru Classé, poder-se-iam colocar em jogo várias motivações: simbólicas (demonstrar de forma visível a classe social), hedonísticas (desfrutar o sabor), estéticas (admirar a beleza de sua cor) ou até racionais (fazer um bom investimento, pois o preço da garrafa passou de US$ 63, em 1982, para US$ 1.363, em 1998).

O marketeiro de sonhos deve avaliar todos esses aspectos, a fim de atingir a maior
quantidade possível de clientes. A motivação principal depende de fatores como tipo de produto ou serviço, nível cultural do cliente, concorrência e volume de vendas esperado.
Por outro lado, como uma estratégia baseada em motivações simbólicas e hedonísticas
provoca uma reação mais imediata e ampla do que a que enfatiza o estético, exigem-se
diferentes estilos de dreamketing.

Para apreciar as características estéticas de um Grand Cru Classé, por exemplo, é preciso saborear seu corpo e seu buquê, saber a que temperatura tomar e sentir um profundo respeito pelo trabalho que implica produzir um bom vinho: entender os caprichos da natureza e a complexidade do armazenamento, entre outras coisas.
Educar os clientes para que valorizem os atributos estéticos é uma tarefa dura mas
importante. Sem ir mais longe, a campanha de lançamento da água Perrier nos Estados
Unidos baseou-se em relacionar o produto com certa posição social, e não em matar a
sede. O sucesso foi tão grande que, em pouco tempo, algumas pessoas pediam Perrier e,
além disso, um copo d’água.

Portanto, posso me considerar uma Vendedora de Sonhos ou em outras palavras uma
"dreamketing".

E no Momento tenho grandes sonhos a vender voce quer comprar?

fonte:Entrevista Gian Luigi Longinotti-Buitoni

2 comentários:

  1. Eles não sabem, nem sonham,
    que o sonho comanda a vida,
    que sempre que um homem sonha
    o mundo pula e avança
    como bola colorida
    entre as mãos de uma criança.

    (Pedra Filosofal - António Gedeão)

    ResponderExcluir
  2. Que lindo!!!
    Pouca palavras com um definiçao de tudo que penso.
    Obrigada!
    um abraço Francisco.

    ResponderExcluir