quinta-feira, 6 de maio de 2010

Voce Sabe o que é Alimento Kosher ? Conheça o Terras de Belmonte - Adega de Covilhã

Definiçao

É o alimento judaico preparado de acordo com a Torá, o livro sagrado dos judeus. Kasher (ou kosher) em hebraico quer dizer “permitido”, “próprio” ou “bom”. As leis judaicas só permitem o consumo de carne de animais ruminantes e com casco fendido (partido), considerados mais limpos. Por isso, os judeus não comem carne de porco, que não são ruminantes. Com relação aos peixes, estão liberados aqueles que têm escamas e barbatanas, pois ao contrário de outros animais marinhos, como camarões, polvos e lulas, não se alimentam de detritos e restos de animais encontrados no fundo do mar. Quanto às aves, a proibição recai sobre as de rapina, já que elas se alimentam de restos de outros bichos. Os animais considerados puros devem ser mortos em um ritual cheio de regras. Não é permitido que sofram antes de morrer e, depois de abatidos, seu sangue deve ser completamente drenado. Os alimentos kasher, cuja fundamentação pode ser vista em O Livro Judaico dos Porquês (Sefer) ou no site www.pletz.com.br, custam mais do que os convencionais e precisam da aprovação de um rabino para serem vendidos, normalmente em casas especializadas e em alguns supermercados. “A comida kasher é sempre identificada com um selo de qualidade e existe um rígido controle sobre seu processo de produção”, afirma o rabino Motl Malowany, da Sinagoga Knesset Israel, de São Paulo.
FONTE:http://vidasimples.abril.com.br





TERRAS DE BELMONTE - VINHO KOSHER


A Adega Cooperativa da Covilhã comemorou 50 anos de existência, 22 de Fevereiro de 2004, esta comemoração foi marcada pelo lançamento do 1º vinho Kosher português efetuado com a colaboração da comunidade judaica sediada em Belmonte.





Terras de Belmonte 2005
Vinho Tinto D.O.C. Beira interior






Notas de Prova
Vinho de cor vermelha violeta, com aroma a frutos vermelhos e um toque a baunilha. Apresenta um paladar redondo e bem estruturado que faz antever uma certa persistência no final.

Características de vinificação
Vinho obtido a partir das castas da Beira Interior, (Aragonês, Jaen, Touriga Nacional, Trincadeira e Rufete).
Este vinho estagiou 2 meses em barricas de carvalho francês e após o engarrafamento, permaneceu 6 meses em garrafa.


Conselhos de Consumo
Deve ser consumido com moderação e é ideal para acompanhar todo o tipo de refeições com aves, veado e pastas de modo a enaltecer o sabor da comida, simultaneamente com as características organolépticas do vinho.











Sepharad Kosher Reserva 2005
Vinho Tinto D.O.C. Cova da Beira



Notas de Prova
Vinho de cor vermelha violeta, com aroma a frutos vermelhos e um toque a baunilha. Na boca apresenta um paladar redondo e bem estruturado que faz antever um final persistente.

Características de vinificação
Vinho obtido a partir das castas da Beira Interior, (Aragonêz, Jaen, Touriga Nacional, Trincadeira e Rufete). Este vinho estagiou 2 meses em barricas de carvalho francês e após o engarrafamento, permaneceu 6 meses em garrafa.

Conselhos de Consumo
Deve ser consumido com moderação e é ideal para acompanhar pratos de aves, veado e pastas, de modo a enaltecer o sabor da comida, simultaneamente com as características organolépticas do vinho.

Um comentário: