quarta-feira, 16 de junho de 2010

MOMENTOS VIVIDOS NO DOURO.



Momentos vividos no Douro.

Olá!

Muitos ainda não tiveram a oportunidade de conhecer Portugal e os que já la estiveram acredito concordar com tudo que vou descrever.
Hoje começo a descrever a sensação do que é conhecer uma nação onde prevalece o patriotismo, a educação e a recepção dada aos estrangeiros, principalmente quando se fala de brasileiros.

Fui premiada com um convite da Empresa Leard Gref - Luso Prime, para visitar as instalações da Adega Cooperativa de Favaios localizada no Lugar dos Povos - Concelho de Alijó .

A mais antiga região demarcada é também uma das mais impressionastes e belas de percorrer. Dos frutos da terra e do trabalho do Homem se fez o vinho e uma paisagem única que a UNESCO incluiu na lista do Património da Humanidade.



O rio fez a primeira obra cavando na terra os vales profundos. O Homem transformou as montanhas de xisto em terra e muros e nela plantou a vinha, verde no Verão, cor de fogo no Outono. Com uma sabedoria herdada de gerações inclinou os terraços para que os raios de sol abracem as videiras e dêem às uvas o calor de que todo o bom vinho precisa.

O passeio já se torna muito interessante e posso dizer até muito emocionante quando começamos a entrar na Região demarcada do Douro.
A fotografia vista por nossos olhos faz saltar o coração de alegria e muita emoção, pois o trabalho desenvolvido por esse povo namualmente faz jus ao titulo recebido .

O trabalho talhado nas montanhas xistosas mostra o amor e a dedicação de uma nação com garra e preserverança.

O desenho que a paisagem nos mostra é de tirar o fôlego !

Os terraços no Vale do Douro são uma marca da paisagem, tradicionalmente caracterizada por muros de pedra em seco. A pedra utilizada na construção dos muros era a que se encontrava no próprio local aquando da construção do terraço (xisto ou granito).

A Adega de Favaios perde-se no tempo e no espaço já que a mesma tornou-se uma das maiores e mais conhecidas Adegas Cooperativas do País principalmente pela qualidade inconfundivel de seu Aperitivo e Moscatel de Favaios.
Os investimentos feitos pela Cooperativa nos últimos anos em suas instalações e a visão arrojada e estratégicas de seus Cooperados são grandes propulsores dessa dinâmica de sucesso.

Amanha falarei mais um pouco da Adega e de suas instalações.

2 comentários:

  1. Esta região é, sem dúvida alguma uma das mais belas do mundo.E e relação ao vinho além de ser bela é berço de vinhos espetaculares, vejam os Douro tradicionais e os que eles chamam de vinhos tranquilos.É de lá um dos meus favoritos o Cedro do Noval.

    Um abraço alemdovinho.

    ResponderExcluir
  2. Vdd! Foi uma experiencia maravilhosa!
    Obrigada!

    ResponderExcluir