quinta-feira, 17 de junho de 2010

Visita a Adega Cooperativa de Favaios.


Adega Cooperativa de Favaios.

Continuando com a narração de minha visita ao Douro, tive o imenso prazer de estar ao lado de grandes pessoas conhecedoras dessa arte milenar.

Aproveitando sua estadia em Portugal para as pesquisas sobre a vida de Dona Antônia Adelaide Ferreira que carinhosamente era conhecida por "Ferreirinha" ou "Ferreirinha-da-Régua" pelas gentes da sua terra, tive a honra de poder enviar um convite ao Sr. Carlos Cabral e sua Esposa para visitar a Adega Cooperativa de Favaios juntamente com minha pessoa e com a LeardGref ( LUSO PRIME)Empresa que proporcionou minha ida a Portugal.
O que com sua simpatia e humildade nata aceitou prontamente.

Visitar uma Adega Cooperativa ao lado de pessoas tão ilustres no mundo do vinho não tem descrição.

Imagine poder ter uma aula "particular" com pessoas tão encantadoras e sabias.
E digo mais; a historia que por trás de um grande homem sempre existe uma grande mulher e muito verdadeira.




A Sra. Leda G.Mello (esposa do Sr.Carlos Cabral) é uma pessoa tão culta e tão importante como ele em relação a esse néctar do Deus Baco, pois pra quem não sabe ela é o braço direito em suas pesquisas e o acompanha com muito prazer e alegria dedicando-se aos estudos com tanto amor quanto ele.

Como falei no post abaixo a Cooperativa de Favaios tornou-se uma das maiores e mais conhecidas Adegas Cooperativas do País principalmente pela qualidade inconfundível de seu Aperitivo e Moscatel de Favaios.
Os investimentos feitos pela Cooperativa nos últimos anos em suas instalações e a visão arrojada e estratégicas de seus Cooperados são grandes propulsores dessa dinâmica de sucesso.

A começar pelo Enólogo Celso Pereira.
Celso é uma figura de grande destaque por seu pioneirismo e extenso conhecimento sobre as terras durienses.
Extremamente simpático e conhecedor sobre o que faz narra o seu trabalho com um amor de causar inveja a qualquer profissional.
Apaixonado pelo Douro, privilegia o terroir e a matéria-prima, investe as suas energias na busca de mais conhecimento, mantendo-se atualizado, para assim fazer dos melhores vinhos e espumantes portugueses.

Atualmente divide o seu tempo entre as funções de enólogo e gerente das Caves Transmontanas, onde dá vida aos vinhos DOC Douro Vértice (espumantes e vinhos de mesa tintos e brancos), e como enólogo e sócio da empresa Quanta Terra, onde faz o vinho de marca própria - Quanta Terra branca e tinta já bastante conhecida e comercializada no Brasil (Vértice e Quanta Terra).
É, ainda, enólogo consultor na Adega Cooperativa de Favaios, fato que muitos ainda desconhecem.

Posso afirmar que os Vinhos Moscatéis, Porto, de Mesa e Aperitivos produzidos na Cooperativa de Favaios tem uma qualidade excepcional.
Em 2009, a Adega de Favaios fechou o ano com um faturamento de 10 milhões de euros e 4,6 mil milhões de litros vendidos, dos quais 2,1 mil milhões são moscatéis.

A qualidade dos vinhos de Favaios tem sido consecutivamente reconhecida através da conquista de vários prêmios nacionais e internacionais.
Mais recentemente, no Concurso Mundial de Bruxelas, a adega duriense ganhou duas medalhas de prata com os vinhos "Foral da Vila Doc Branco" e as “Encostas de Favaios Regional Branco".



O maquinário usado na fabricação de seus Vinhos é tudo o que tem de moderno e a limpeza encontrada em suas instalações demonstram a qualidade e o respeito na confecção desses néctares .
E a visita conduzida pelo Enólogo Celso Pereira é algo fascinante, pois ele com suas palavras simples e muito bem colocadas nos fazem viajar no tempo e no espaço procurando já na imaginação o sabor que vamos encontrar nos seus belos Vinho.

Amanha falarei sobre nossa prova sensorial.

Um comentário:

  1. Uma grande adega portuguesa, com vinhos de excelência. tudo fruto de um grande trabalho, desde o agricultor até ao fechar da caixa.

    ResponderExcluir