sábado, 23 de maio de 2009

CONHEÇA A FUNDO ALGUMAS CASTAS



CASTAS DE MAIS VALIA ENOLÓGICA NA REGIÃO DA ESTREMADURA

Castelão
É a casta tinta mais plantada no sul de Portugal sendo conhecida durante muito tempo como Periquita ,Castelão Francês,João de Santarém etc.
È uma casta bem adaptada e versátil sobretudo na região sul do país, onde pode produzir vinhos frutados,carnudos e fáceis de beber.
P.Galet refere que poderá ser originária de Espanha onde seria conhecida em tempos como tinta de Castela.
È uma casta robusta,vigorosa´de porte semi-erecto e produtiva de maturação média com bago médio,tronco cónico e compacto que ocupa uma área em Portugal de cerca de 2000ha.

Caladoc
É uma casta que resultou de um cruzamento entre Cot e Grenache criado pelo ampelografo francês Paul Truel(INRA).
Começou por ser plantada no vale do Ródano,não sendo no entanto permitida para vinhos DOC,é uma casta bastante resistente ao desavinho. Tem bago médio,pouco compacto e troncocónico,tem maturação média(meados de Setembro) é bastante produtiva e origina vinhos de boa concentração.
Em Portugal encontra-se sobretudo no Ribatejo e Estremadura sendo apreciada como casta de lote.

Tinta Roriz
É uma das castas mais plantadas na península ibérica sendo conhecida no sul de Portugal também com o nome de aragonez e em Espanha como tempranillo, tinto del país, tinto del toro etc. É uma casta de grande potencial, no entanto bastante sensível ao oídio e aos ventos fortes, porque a sua estrutura é frágil, tem bago médio a grande cilíndrico e compacto,a sua matutação é temporã daí o nome espanhol Tempranillo.

Touriga Nacional
É justamente considerada a rainha das castas tintas portuguesas,também conhecida no dão como preto mortágua e na Bairrada como bical tinto.
Provavelmente o seu nome virá da vila beirã de tourigo sendo muito plantada no Dão e Douro. Rapidamente o seu prestigio se estendeu a todas as outras regiões portuguesas e também à Estremadura onde produz vinhos de grande qualidade. A sua fama atravessou fronteiras e até em países como a Austrália ou a Africa do Sul é hoje uma estrela.
De bago pequeno e cilíndrico mediamente compacto é uma casta de maturação tardia bastante resistente,no entanto o seu porte prostrado obriga a cuidados extremos na sua condução.

Syrah
É uma casta de origem francesa natural do vale do Ródano e largamente difundida por todo o mudo nomeadamente na Austrália onde é chamada de shiraz e é responsável por alguns dos melhores vinhos como o famoso “Grange” que é feito apenas de syrah e é vendido a preços elevadíssimos.
Também na nossa região tem tido grande implantação devido á sua versatilidade e potencial qualitativo que tem demonstrado e a estemadura não é excepção e alguns vinhos notáveis tem sido criados a partir desta excelente casta.
Tem bago médio e cilíndrico,compacto em cacho longo,a sua maturação ocorre em época média e após o castelão,é uma casta sensível á seca e á podridão com produções interessantes e capaz de produzir vinhos excepcionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário